Frísia inaugura Centro Administrativo inovador

Prédio conta com jardim interno, promove acessibilidade e garante ambiente sustentável aos colaboradores e cooperados

A Frísia Cooperativa Agroindustrial inaugurou, no fim do mês de janeiro, o Centro Administrativo em Carambeí, buscando unir inovação, conforto e um ambiente sustentável. A unidade centraliza todas as atividades administrativas da cooperativa e o atendimento ao cooperado. “A cooperativa, ao longo de nove décadas, cresceu muito e esse crescimento exigiu a construção de uma sede que comportasse todo o administrativo e os serviços que prestamos aos cooperados”, afirma o presidente da Frísia, Renato Greidanus.
Com 8,2 mil m² de área construída e 17 mil m² de área total, o Centro Administrativo levou 20 meses para ficar pronto, empregando 170 pessoas e 30 empresas nas diversas fases da obra. O prédio possui cinco pavimentos (garagem, pavimento inferior, térreo, primeiro e segundo pavimentos), 6,3 mil m² de estacionamento e 13 salas de reuniões. Ele foi projetado com um sistema de aproveitamento de água da chuva para os sanitários e com a estrutura em vidros, para a entrada de luz natural.
O prédio é totalmente equipado com sistemas de alarme de incêndio, bem como sistemas de proteção e combate (sprinklers, hidrantes e extintores). “Queríamos construir um prédio funcional, que comportasse os colaboradores e cooperados de forma confortável, com respeito ao meio ambiente e acessível a todas as pessoas”, reforça Greidanus.
Paisagismo central  - No novo Centro Administrativo, a história mereceu um destaque no jardim interno. Ladeado pelos corredores abertos dos quatro pavimentos, no subsolo encontra-se um paisagismo personalizado visto de todos os andares. Cubos de concreto receberam vida com plantas e flores remetendo às etnias que formaram um emaranhado cultural e econômico da colônia de Carambeí no início do século passado. São cinco composições que representam os países dos primeiros imigrantes: Holanda, Indonésia, Alemanha, Portugal e Itália.
Outro importante detalhe do projeto são as pedras que compõem um grande mosaico e que apresentam uma simbologia peculiar: os inúmeros obstáculos que foram transpostos a cada geração. Sobre as pedras, desenhos foram traçados representando alguns caminhos trilhados nessa trajetória centenária. E para representar as gerações, três esferas de concreto, de diferentes tamanhos, representam a sabedoria transmitida em cada época: no passado, presente e futuro, sendo esta última a maior delas e que reflete uma evolução evidenciada na nova fase da cooperativa.
O jardim interno possui iluminação zenital para aproveitamento de luz natural e irrigação automática das plantas que, quando acionada, proporciona uma temperatura agradável.
Tecnologia - Outro investimento realizado diz respeito à tecnologia da informação (TI). Foi implantado um novo datacenter para garantir alta disponibilidade dos aparelhos, um sistema ininterrupto de energia, climatização de precisão e monitoramento de todas as condições de funcionamento dos equipamentos. Devido à importância estratégica do datacenter, o controle de acesso será restrito e por leitura biométrica.