Palavra do Presidente

Autor: Presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa: Gustavo Ribas Netto.

O ano mal começou e o setor rural foi surpreendido com a notícia de uma possível elevação da tributação sobre as exportações do agronegócio. Finalizamos 2015 com o registro de que o setor produtivo rural foi o único segmento da economia que apresentou crescimento durante o último ano, gerou empregos, alimentou a população do país e segurou positivamente a Balança Comercial do Brasil mais uma vez... Não tem justificativa nem cabimento o agronegócio ser ainda mais onerado com medidas como esta que penalizam o produtor e vem na contramão de todo o esforço do campo em continuar produzindo.
     Esperávamos sim, investimentos do Governo Federal em infraestrutura para aumentar as exportações, incentivar a busca de novos mercados, facilitar e ampliar espaços para a iniciativa privada poder competir e ter seus custos reduzidos ao exportar...
    Uma parte de todo este esforço do meio rural pode ser conferido nesta edição da Revista Mais Rural que destaca o trabalho da Fundação ABC e suas cooperativas no 19º SHOW TECNOLOGICO DE VERÃO, na qualidade dos produtores de Uva de nossa região, nas instituições de ensino e tecnologia sempre em busca de melhorar a produção e a produtividade. Temos ainda um registro especial para a capacidade produtiva da Mulher Empreendedora Rural especialmente neste mês de março em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher. A elas o nosso reconhecimento e a nossa homenagem.
     Boa leitura !