Dia 13 de Dezembro, dia de Santa Luzia, a santa protetora da visita

Nesta data fizemos um tour pelo Faxinal do Sete Saltos de Baixo, que fica situado na divisa do Distrito de Itaiacoca, com o município de Campo Largo. A localidade data dos fins do século XIX e início do século XX, tendo sido pouso de tropeiros. O nome Faxinal tem origem no termo faxina, como a própria palavra sugere. A ideia vem de limpeza. Uma área a ser aberta e habitada por famílias que, pelo isolamento do lugar, deveriam se ajudar mutuamente. Os animais domésticos eram criados dentro do espaço ocupado pelos moradores. O entorno, cercado por valas e mata-burros, determinava o limite entre as áreas de plantio das roças e internamente as áreas de criação. Os animais se criavam soltos entre as casas, mas os tratos diários recebiam do próprio dono, ou seja, o sal e o milho, cada um oferecia próximo da própria casa e só os seus tinham o direito àquela ração. Caminhamos por sete quilômetros depois de um café da manhã farto e proteico, com direito a ovos mexidos (ovos crioulos), torresmo frito, cueca rasgada, pão caseiro, café e leite muito apreciado por todos. Durante o percurso um personagem muito pitoresco surgiu daquele cenário, Darcy Ferreira, conhecido como “O Mota”, que começou contando causos e terminou encantando a todos com rimas espontâneas. O almoço foi servido depois da caminhada em outra morada. O cardápio, totalmente nativo, continha sucos, legumes, mandioca, carne de frango e porco. O arroz e o feijão nosso de cada dia também foi incluído. A esta hora o cansaço já havia batido e a siesta foi feita por ali mesmo, na grama, ao som da viola e depois, da gaita. O tempo colaborou e o passeio não poderia ter sido mais agradável. Já estou inscrita no próximo: uma cavalgada até a gruta Nossa Senhora das Pedras. Um percurso mais longo, mas feito a cavalo. Com certeza, vamos aproveitar muito. Nossos efusivos agradecimentos a NGTur e em especial à Rita. Até o próximo!