O primeiro Sindicato Rural do Paraná faz 52 anos

Na foto a atual diretoria do Sindicato Rural de Ponta Grossa.

O Sindicato Rural de Ponta Grossa, nasceu com o nome de Sindicato dos Empregadores Rurais do Município de Ponta Grossa. O primeiro a ser instituído no Paraná. Sua Carta Sindical, documento que legitima esse tipo de entidade, data de 28 de fevereiro de 1964. Por força da Lei nº4.214, de março de 1963, que dispunha sobre o Estatuto do Trabalhador Rural (ERT), todas as Associações Rurais deveriam ser transformadas em Sindicatos Rurais. Somente no ano seguinte, em 15 de junho de 1965, os últimos dirigentes da extinta Associação Rural realizaram a primeira reunião do recém-criado Sindicato Rural e formaram, eles mesmos, de acordo com a Lei, a primeira diretoria provisória da nova entidade, sendo eles: João Maria Cruz, Ivo Bittencourt, João Samuel Rodrigues e Alceu Bisetto. A reunião (Assembléia Geral) foi realizada na sede da Cooperativa Mista dos Ruralistas de Ponta Grossa, na Rua Júlia Wanderley, nº 1.376, no prédio pertencente antes à Associação Rural e que hoje é de propriedade do Sindicato Rural de Ponta Grossa, em conjunto com a Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais. As primeiras medidas tomadas pela diretoria neste dia foram: admitir os primeiros sócios contribuintes em número de 49 produtores presentes; estabelecer a mensalidade inicial de Cr$ 100,00 (cem cruzeiros) e convidar os demais integrantes da antiga Associação Rural a se afiliarem ao Sindicato Rural. Eleição da 1ª diretoria - No ano seguinte, em 22 de fevereiro de 1966, o Sindicato elegeu sua primeira diretoria, passando assim a exercer definitivamente suas atividades como representante dos proprietários rurais do município. Apenas na terceira data marcada, através de edital, foi obtido o número suficiente de associados presentes para a eleição. O local foi a sede da Cooperativa Mista dos Produtores. Havia uma única chapa concorrendo, encabeçada pelo presidente Antônio Olavo Branco Martins, por coincidência, o associado nº 01 do Sindicato Rural. A posse dos eleitos aconteceu no dia 18 de março de 1966. Primeira Diretoria - Efetivos: Antonio Olavo Branco Martins, Luiz Gonzaga Canto, Francisco Carvalho Gomes Filho. Suplentes: Iolando Taques Fonseca, Theodoro Fayel, Evaldo da Luz Gomes. Conselho Fiscal - Efetivos: Athayde Grin Taques, Luiz Pereira Gomes, Wilson Moro. Suplentes: Athanagildo Martins de Almeida, Dorival Bahls de Almeida, Hildegard Oscar Kossatz. Delegados Representantes Efetivos: Décio Vergani, Nilo Olívio Maria Gasparetto, Arichernes C. Gobbo. Suplentes: Manoel Castro Fonseca, Joaquim Rocha, Estanislau Petrochinski. Primeiros Associados - Conforme registro em ATA - Antônio Olavo Branco Martins, Luiz Gonzaga Canto, Iolando Taques Fonseca, Francisco Carvalho Gomes Filho, Athayde Grin, Luiz Pereira Gomes, Joaquim Rocha, Athanagildo Martins de Almeida, Dorival Bahls de Almeida, Hildegard Kossatz, Décio Vergani, Arichernes Carlos Gobbo, Nilo Olívio M. Gasparetto, Manuel Castro Gomes, Wilson Moro, Estanislau Petrochinski, Theodoro Fayel, Alfredo Voigt, Virgilio Gomes, Frederico Branco Martins, Acyr Branco Martins, João Carneiro Gomes, Pedro Gomes, Evaldo Gomes, Jacob Nadal, Carlito Nadal, Eduardo Selski, Albino Cecato, João Batista Guido, Reinaldo Jansen, Arthur Pelissari, Alexandre Sebel, Mário Carneiro Gomes, Ivan Maciel, Giglio Foltran, Edmundo Kruger, Polan Adamovicz, Flávio Kruger, Odemar Feitoza Citó, Ilson Branco Martins, Eleutério Siqueira, Francisco Spitzner, Andronino Santos, Alfredo Jansen, Manoel Wambier Jor, Lewir Lourenço, Rodrigo Pinto Sobrinho, João Madalozzo, Paulo Schafranski.