2016 – Centenário do mandato de Theodoro Rosas como prefeito de Ponta Grossa

Neste ano comemoramos o centenário do mandato de Theodoro Batista Rosas, que governou Ponta Grossa de 1912 até 1916. Natural de Passo Fundo (RS), Theodoro faleceu em Ponta Grossa em 1923. Sua história é repleta de episódios curiosos. Fez parte da elite pontagrossense, foi tropeiro, pecuarista e agricultor. Além disso, estudou música, fez o primário em São Paulo e morou um tempo na Europa. O curioso é que ele nunca se casou e tinha uma grande rede de amigos, os quais o incentivaram a entrar na política.
Sua atuação como prefeito de Ponta Grossa foi marcada por grandes ações em benefício dos moradores que, na época, eram em torno de 15 mil pessoas. Theodoro foi responsável pela instalação da primeira rede de água e esgoto na cidade, trazendo água encanada à população. Também melhorou o fornecimento de energia elétrica, instalando unidades hidrelétricas para substituir a de lenha e carvão. Estas inovações, o então prefeito, trouxe da Europa. Ainda durante seu mandato, foi inaugurada a Santa Casa de Misericórdia, uma iniciativa do Capitão Antunes e das Damas de Caridade. Estes e outros acontecimentos, durante seu mandato, fizeram com que Theodoro fosse homenageado de diversas maneiras. Uma delas é a nomeação de uma escola municipal, a Escola Municipal Pref. Theodoro Batista Rosas, Educação Infantil e Ensino Fundamental, situada na Vila Pinheiro, em Ponta Grossa. Outra homenagem é a rua onde está situado o Sindicato Rural de Ponta Grossa, que se chama Rua Cel. Theodoro Rosas. Por isso nossa homenagem a este ilustre cidadão que fez história há cem anos e merece ser lembrado.
Fontes consultadas: http://eventospg.com.br/eventos/histpg.htm - http://www.escolas.inf.br/ponta-grossa/35 - http://plantaodacidade.com.br/novo/prefeitos