Lauro Lopes passa o bastão da presidência

O ex-presidente Lauro Lopes, após 32 anos à frente do Sindicato Rural de Castro, passa o bastão aos mais jovens. Na foto:  o diretor  da Faep Biscaia, novo presidente Eduardo, ex-presidente Lauro e o presidente da Faep Ágide.

Em uma cerimônia de muita emoção e com a presença de diversas lideranças do setor rural, autoridades de Castro e da região dos Campos Gerais, o ex-presidente do Sindicato Rural de Castro, Lauro Lopes, depois de deixar um legado importante, passou o bastão para novo presidente Eduardo Medeiros, que assumirá o triênio 2016/19 (Veja reportagem Especial na página 00). A cerimônia d

e posse foi realizada no final do mês de fevereiro, na sede do Sindicato Rural de Castro e, após o evento, foi servido um churrasco de confraternização que reuniu mais de 300 pessoas.
O presidente Lauro Lopes ficou à frente da presidência do Sindicato de Castro por 32 anos e liderou diversas causas em favor do produtor rural. Ao seu lado sempre esteve sua esposa Glaci Ribas Lopes, grande liderança feminina, que o auxiliou e incentivou em diversos momentos, tanto que Lauro ressaltou a importância de sua esposa em todas as conquistas, sejam elas no sindicato ou na vida política do município.
O ex-presidente relata que passou por bons e maus momentos à frente da presidência do Sindicato Rural de Castro, mas acredita que conseguiu cumprir sua missão. “Tivemos momentos bons e ruins, porém, acredito que conseguimos passar relativamente bem pela diretoria. Procuramos, dentro das nossas condições, ajudar todos os produtores, principalmente os menores, auxiliando em preenchimentos de documentos como ITR, reivindicações de estradas e outras demandas tão necessárias”, descreve Lauro Lopes. Uma verdadeira liderança sabe conduzir e convergir a força de uma equipe, tanto que o ex-presidente destaca que todos os trabalhos do sindicato foram realizados através da brilhante equipe que teve e que o ajudou em todas as fases do mandato. “Se houve mérito pela administração é porque tínhamos uma boa equipe, principalmente pelos meus antecessores que foram homens que lutaram muito pela classe rural. Entre todas as obras, o que merece destaque é a nova sede do Sindicato. Pois, com a nova sede podemos dar conforto ao associado nos cursos, palestras e outros trabalhos de formação”, destaca o ex-presidente. Ele frisa que a união é a maior força que o produtor possui, portanto, pede para que sempre estejam presentes e busquem o Sindicato Rural. “O Sindicato está aqui para servir o produtor, seja ele pequeno, médio ou grande. Aqui temos todos os serviços a disposição do produtor e não se paga nada por isso. Espero que isso também continue com as futuras diretorias”, salienta Lauro.
LIDERANÇA - O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ágide Meneguette, destacou a magnitude da liderança do ex-presidente e sua humildade em passar o bastão para os mais jovens. “Acho muito importante essa qualidade e também é justo, depois de tantos anos, que uma liderança como a de Lauro Lopes queira se afastar das suas lidas diretas como presidente do Sindicato Rural e passar a responsabilidade para as mãos dos mais jovens”, destaca o presidente da FAEP. Ele recorda que conhece Lauro Lopes desde o início de sua entrada no sistema sindical rural e sempre o admirou. “A direção e os funcionários da FAEP tem tido a oportunidade de conviver todos esses anos com o Dr. Lauro, principalmente estes últimos nos quais vem desempenhando um cargo como membro do Conselho Fiscal, sempre com muito carinho e zelo, como é de sua natureza. Embora de uma natureza calma, ele teve uma vida de grandes realizações, seja voltada na área política, quando exerceu cargos de vereador, prefeito, seja voltado para as obras sociais, como membro fundador do Movimento Familiar Cristão de Castro, Rotary Club, entre outros”, frisa Ágide. O presidente da FAEP acredita que Lauro continuará sendo uma espécie de farol ético e de moral de sua cidade e não se afastará dos grandes problemas que atingem a sua classe de produtores rurais. “Acredito que ele, mesmo longe da direção do sindicato, não os abandonará, continuará sendo uma referência importante e um conselheiro nas horas difíceis”, salienta o presidente. Ágide lembra que a FAEP só tem a agradecer por todos os trabalhos e lutas que Lauro Lopes fez pelo sistema sindical rural e deseja que ele e sua família tenham muitas felicidades.

Biografia Dr. Lauro Lopes

O líder político e ruralista Lauro Lopes, é filho de Licínio Lopes e Anna Maria Richter Lopes, nasceu em 16 de maio de 1929. Casou-se em 14 de novembro de 1953 com Glaci Ribas Lopes, com quem teve cinco filhos: Jussara Lopes Gomes, professora (casada com Eduardo Medeiros Gomes); Marcio José Lopes, médico veterinário (casado com Maira Emilia do Rosário Nocera Lopes, farmacêutica); Mario Luiz Lopes, dentista (casado com Sueli de Andrade Lopes, autônoma); Mozar Tadeu Lopes, advogado (casado com Elusanara Carneiro Lopes, professora) e Jucimara Lopes, farmacêutica (falecida em 2008).
Iniciou seus estudos na Escola Municipal do Bairro do Fundão, interior do município. Completou o curso primário na Escola da Sociedade Educacional 1890, mais conhecida como “Clube dos Alemães. Fez curso ginasial no Ginásio Diocesano Santa Cruz. Curso Técnico em Contabilidade na Escola Nossa Senhora de Fátima no Colégio São José. Cursou Direito na Faculdade Estadual de Direito de Ponta Grossa, hoje Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Na vida política foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Castro e deixou um grande legado na comunidade de Castro. Também atuou como tesoureiro e vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná. Na vida filantrópica atuou como presidente, secretário e tesoureiro do Lions Clube de Castro. Foi sócio fundador do Rotary Clube de Castro, onde recebeu a Comenda “Paul Harris”, pelo belo trabalho comunitário e postura ética. Na vida religiosa foi membro fundador do Movimento Familiar Cristão - MFC, participou da diretoria do Asilo São Vicente de Paula (Vicentino), responsável pela contabilidade do Asilo, de forma gratuita.