O Sindicato assina termo de cooperação com Centro de Equoterapia

O presidente do Centro de Equoterapia dos Campos Gerais "Horse Life”, Edilson Gorte e o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto.

O Sindicato Rural de Ponta Grossa e o Centro de Equoterapia dos Campos Gerais "Horse Life”, assinam termo de cooperação para promover o bem social através da equoterapia, para melhorar a vida de homens, mulheres e crianças com necessidades especiais. Este método de trabalho utiliza o cavalo como um parceiro na terapia cognitiva e comportamental, geralmente com a participação de um licenciado terapeuta. O Centro de Equoterapia Campos Gerais – Horse Life, oferece padrões seguros e éticos na interação com equinos, por meio da educação, comunicação, padrões e pesquisa. O Centro atua há mais de 10 anos e vem sendo referência no Sul do Brasil. É um tratamento reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O valor do repasse será de R$ 500,00 mensais, que ajudará nas despesas de manutenção do Centro durante um ano, podendo ser renovado para mais um.
O presidente do sindicato, Gustavo Ribas Netto, acredita que incentivar a equoterapia é uma questão social, pois oferece uma condição melhor de vida para seus pacientes. “Além dos resultados na qualidade de vida do paciente, também temos a questão dos equinos da nossa região. Além disso, esse trabalho acaba incentivando a criação de outros centros para atender em outros municípios. Assim também, entendemos que o setor rural está prestando um serviço à comunidade”, analisa. Segundo ele, olhando essas condições, o Sindicato não poderia ficar de fora e pode agora de uma maneira mais incisiva ajudar o projeto. “Já éramos parceiros, porém não tínhamos um contrato. Fazendo isso, marcamos nossa presença mais constante junto ao trabalho deles”, afirma Gustavo. Essa presença, segundo el, é importante, pois sabe das dificuldades que o Centro passa, por isso levanta a bandeira e pede que outras instituições possam ajudar também. “Este trabalho é uma excelente ação e merece ser apoiado e reconhecido por todos”, destaca Gustavo.
Para o presidente do Centro de Equoterapia dos Campos Gerais "Horse Life”, Edilson Gorte, o termo de cooperação vem auxiliar nos trabalhos prestados para a comunidade. “O Centro é uma entidade assistencial e sobrevive praticamente de projetos realizados junto ao município. Portanto, esse dinheiro é muito bem-vindo e teremos todo o cuidado para aplicá-lo corretamente, pois sempre fazemos um Café Colonial, Carneiro Assado, entre outros eventos para arrecadar fundos e ajudar no dia a dia do centro”, explica Gorte. O valor poderá ser aplicado na manutenção ou compra de arriames, serviços veterinários, ração, material para ser utilizado nas aulas, entre outros.

Edilson convida outras entidades, pessoas e empresas para que possam também contribuir com o projeto, que hoje atende cerca de 120 crianças por semana. Já na fila de espera passa de 300 crianças que precisam deste tipo de tratamento para ter uma qualidade de vida melhor, pois os benefícios tanto físicos como psicológicos são surpreendentes. “Temos a campanha "Adote uma Criança”, pois temos um custo que nossos projetos não cobrem integralmente. Portanto, se alguém adotar uma criança dentro do projeto estará fazendo uma ação social muito importante. Assim, esse valor trará um benefício enorme para o centro e principalmente para crianças dentro do projeto. Desta forma, quero agradecer de público esse incentivo que o Sindicato Rural está fazendo”, destaca.
Serviço: Caso tenha interesse em participar do projeto e adotar uma criança, o endereço é Av. General Aldo Bonde, 1050 - Ponta Grossa- Pr - 84060-170 - Tel: 42-3227-0728 - contato@horselife.org.br. Veja mais detalhes do projeto na http://www.horselife.org.br.