Inaugurado o Centro de Treinamento e Capacitação para o Produtor Rural

O município de Ponta Grossa é referência no setor agropecuário do Paraná e do Brasil, colaborando com o desenvolvimento de tecnologias de ponta como o Plantio Direto na Palha, desenvolvimento genético da raça Purunã entre outras tecnologias importantes no meio rural. Porém, ainda não tinha um espaço para transferência de conhecimento dedicado ao produtor rural. Portanto, o CTCPR - Centro de Treinamento e Capacitação para o Produtor Rural "Prefeito Plauto Miró Guimarães", é uma conquista importante para o setor. O objetivo do Centro é agregar valor técnico e a dinâmica do trabalho do produtor rural, ampliando conhecimento geral e especifico para melhoria de produção e qualidade de vida. Com essa ação espera-se contribuir para a inserção efetiva da agricultura familiar nas cadeias produtivas da região dos Campos Gerais através da agroindústria caseira, promovendo a sustentabilidade econômica, social e cultural e geração de empregos e renda.

O secretário de agricultura de Ponta Grossa Gustavo Ribas Netto, acredita o centro é uma grande oportunidade para o produtor pois a tecnologia é necessária no campo. “A tecnologia é essencial hoje para que possamos produzir mais, ter uma maior rentabilidade aliado também as questões de preservação. Também é um espaço importante para o Senar, Sindicato Rural, Sociedade Rural e demais entidades para a formação de pessoas, para aliar a teoria e prática em um só espaço”, destaca o secretário. Quanto a sua passagem pela secretaria ele destaca que foi uma grande oportunidade para trabalhar com produtores. “Uma experiência maravilhosa, pois pudemos ter um desenvolvimento na questão da economia do pequeno produtor, na produção como um todo, ferias livres, feira do peixe, uva, natal, Efapi. Eventos que proporcionam para o produtor ótimas oportunidades e também para o setor industrial para transferência de tecnologias e renda”, destaca o secretário.

O deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho, foi quem indicou a emenda parlamentar para destinação de recursos junto ao governo estadual para a construção do prédio. Ele acredita ser uma grande conquista para a cadeia produtiva ter um espaço para que possa ampliar seus conhecimentos. “A capacitação é importante no setor agropecuário, assim essa é a nossa contribuição para produtor rural. O espaço é moderno e adequado para atender com conforto um público desde um pequeno grupo até a capacidade de 300 pessoas”, destaca. O prefeito Marcelo Rangel, destaca que essa ação está presente no projeto Ponta Grossa 200, ou seja, uma pauta que pensa no futuro do município. “É um instrumento importante para os produtores e para entidades representativas do setor, pois poderão utilizar o espaço para difusão de conhecimento. Também destaco a parceria do deputado Plauto, ele quem fez a indicação e isso mostra sintonia em favor do povo de Ponta Grossa e da região”, salienta o prefeito. Ele destaca que o prédio será muito bem usado em diversos eventos, em especial na Efapi, pois não tinham um espaço moderno e amplo para atender palestras de formação.