Palavra do Presidente

Estamos em plena colheita e a movimentação no meio rural é intensa. Muito trabalho, máquinas, tratores, carretas, transporte... é momento de contabilizar receitas e despesas e avaliar os custos da nova safra que logo se aproxima. E nesta tarefa o Produtor Rural tem como parceiros os Institutos de Pesquisa e de ensino e as empresas que trabalham no setor e que oferecem condições para garantir a sanidade das culturas, aumentar a produtividade e melhorar a renda da atividade sempre tão incerta em meio às adversidades do nosso clima. Registramos nesta edição uma variedade de oportunidades de difusão de conhecimentos apresentados nos dias de Campo em nossa região. O Cescage trouxe genética e reprodução animal e apresentou sistemas de cultivo em soja, milho e feijão. A soja como vedete da agricultura também foi tema das pesquisas mostradas pela FT Sementes e a Embrapa Soja que lançaram novas cultivares. A Emater reuniu centenas de produtores que vieram em busca de novas variedades de Feijão e Milho, controle de pragas e invasoras, plantio direto e manejo sustentável preservando o meio ambiente. A Fundação ABC deu um Show de Tecnologia destacando os resultados das pesquisas neste último ano que são direcionadas para atender as necessidades do mercado, com garantia e segurança nos resultados. É a teoria colocada na prática em demonstrações que chegam até o seu principal objetivo que é o Produtor Rural. E vem mais tecnologia pela frente. O Setor leiteiro se encontra na Expofrisia agora em abril com palestras, exposição e julgamentos. Tivemos ainda a grata satisfação de poder inaugurar o CTCPR – Centro de Treinamento e Capacitação do Produtor Rural, um espaço que irá facilitar o treinamento e a realização dos cursos que o Senar e o Sindicato Rural realizam todos os meses gratuitamente aos produtores, seus familiares e funcionários. Uma edição “carregada” de boas notícias e oportunidades para quem trabalha, produz e preserva. Boa leitura !

Presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa - Gustavo Ribas Netto