Perto de 3 mil pessoas passam pelo 19º Show Tecnológico

A Fundação ABC comemora os resultados do º Show 19Tecnológico de Verão, não só pelo grande público que passou pelo evento, mas também pela ótima avaliação. Segundo a instituição, passaram pelo Campo Demonstrativo e Experimental de Ponta Grossa, em dois dias, mais de 2800 pessoas. Um número que entra para a história da Fundação como sendo o de maior público, ultrapassando a marca de 2014 quando 2440 pessoas prestigiaram o evento. Segundo o integrante da comissão do Show Tecnológico, Silvio Bonawitz, devido ao grande público, os coordenadores de pesquisa da Fundação, bem como os representantes de empresas, tiveram que se desdobrar para atender grupos bem maiores do que estavam acostumados. "O setor de Fitopatologia da Fundação ABC, em certo horário, chegou a receber mais de 100 pessoas em uma única apresentação”, relata Silvio. Para o gerente Geral e de Pesquisa da Instituição, Eltje Jan Loman Filho, este volume considerável, que passou pelas catracas, se deve em grande parte à mudança realizada pela organização, ao permitir o acesso ao evento gratuitamente e cobrando a refeição no local, seguindo o modelo de outras feiras de relevância, como o Show Rural e a Agroleite. “Foi uma atitude necessária. A fundação não tinha mais como bancar os almoços e as empresas que participam do show querem os produtores presentes. Não é um evento barato e o investimento precisa valer a pena. Acredito que a forma que encontramos atende as necessidades dos dois lados”, apontou Eltje. Para acompanhar o desempenho do evento foi realizado uma pesquisa com 200 visitantes que o classificaram positivamente, tanto as palestras como a estrutura. O diretor presidente da Fundação ABC, Andreas Los, acredita que estes números mostram que a instituição conseguiu atender as necessidades e as expectativas dos participantes. "Um evento com qualidade é o que aponta a pesquisa. A organização recebeu nota média superior a 9, enquanto que as palestras – realizadas pelos setores de pesquisa da instituição – tiveram média 9,56. É a maior média atribuída nas últimas edições”, relata. Visão do Evento - O presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, destaca que a Fundação ABC, é o grande lastro e referência no setor agropecuário. “É uma instituição que agrega os Campos Gerais, através das grandes cooperativas e isso dá uma credibilidade e uma certeza de que as tecnologias envolvidas são testadas e adaptadas para a nossa região. Assim, as tecnologias chegam ao homem do campo dando-lhe produtividade e destaque como tivemos no ano passado a produção recorde do país que foi em Ponta Grossa.”, salienta o presidente. O representante da Fertilizantes Heringer no evento, o engenheiro agrônomo Leandro Gaparelo, avalia que o evento é importante e é uma oportunidade para mostrar o leque de produtos que sua empresa possui, diretamente para os produtores. “Tem muitos produtos no mercado e hoje a Fundação ABC é um espelho para o produtor. Portanto, as grandes novidades sempre são apresentadas neste momento, tanto que a Fertilizante Heringer marca presença todos os anos”, afirma. Ele destaca que, para este ano, sua empresa trouxe um fertilizante especial que faz a cobertura com ácidos fúlvidos e húmicos. O representante destaca que muitos produtores passaram pelo seu estande em busca de novas tecnologias. “O fertilizante irá ajudar a planta a chegar no seu auge e podemos dizer que esse é o ajuste fino da lavoura”, afirma. Outro expositor que também avaliou o show positivamente foi o representante da Aminoagro, Carlos Bernardo Morgado. Ele acredita que o evento é uma grande vitrine para o produtor e uma oportunidade importante, pois sua empresa está entrando agora na região. “É um evento que irá impactar muito no crescimento tanto dos produtores como de nossa empresa”, avalia. Ele destaca que em seu estande passou um número grande de pessoas que puderam trocar experiências e mostrar detalhadamente os produtos e como eles atuam. O produtor de Carambeí, Helmuth Schmidt, acredita que o evento é importante, pois une em um só espaço pesquisadores, empresas e produtores para a troca de experiências. “Aqui podemos encontrar muitos produtos e variedades de plantas que podem nos ajudar no campo. Visitei vários estandes e conversei muito, tirando minhas dúvidas e conhecendo novos produtos”, descreve Schmidt. Outro produtor de Tibagi, Zenonir Martins Bueno, também avalia positivamente o Show. “É um ótimo encontro, pois acaba instruindo melhor o produtor sobre manejo, tirando suas dúvidas e trazendo variedades novas de produtos. Tudo isso ajuda a tirar bons resultados do campo. Já conheci muita coisa boa aqui e coloquei em prática na minha lavoura, o que me trouxe ótimos resultados”, avalia. Serviço - A edição de 2017 já tem data. Será nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2017. A comissão estuda uma edição comemorativa, por se tratar da 20ª edição do Show Tecnológico de Verão.