A correta seleção de reprodutores

 “Observação e anotações são primordiais para o aprimoramento genético e eficiência reprodutiva para o melhoramento genético dos rebanhos." Zootecnista, Vitor Breno Pedrosa.

 

Outra palestra interessante no Encontro Mercadológico da Carne abordou a questão da correta seleção de reprodutores para o aumento da produtividade de cordeiros. O tema foi ministrado pelo doutor e zootecnista, Vitor Breno Pedrosa. O palestrante destacou que o objetivo da palestra foi orientar o criador a focar no melhoramento genético. “O criador pode acompanhar seu rebanho e retirar dele algumas características melhores que podem ser repassadas, como tamanho de carcaças, peso, entre outras. Portanto, o criador deve ficar atento e escolher o melhor reprodutor para, ao longo do tempo, ir melhorando seu rebanho”, destaca. A dica, segundo ele, não é somente olhar o animal, mas também acompanhá-lo em planilhas com anotações que valorem itens como peso, boas mães, entre outros. “

O criador precisa fazer anotações e ter um histórico desse animal, quem foram seus avós e quais características imprimiram em seus descendes. Isso é muito usado por criadores de gado de leite e é muito importante para o melhoramento genético do rebanho”, indica Vitor. Segundo ele, isso também pode ser feito para comparar com rebanhos vizinhos, buscar aquela genética desejada e ter ovelhas com melhor qualidade no mercado.
Ele esclarece que a tabulação é bastante simples e pode ser feita em qualquer computador. “Existem várias plataformas disponíveis, o ideal é o criador selecionar aquela que mais se adaptar, porém, o mais importante é acompanhar o animal, ou seja, anotar todos os dados possíveis para depois, junto com uma pessoa capacitada, selecionar o melhor animal”, destaca.  O doutor acredita que se o criador tomar bons hábitos, sempre terá lucratividade. “O criador deve acreditar na atividade da ovinocultura e pensar no melhoramento genético como uma forma de aprimorar a eficiência de seu rebanho”, finaliza.
 

Please reload

Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square

© 2023 por Sindicato Rural de Ponta Grossa