PROJETO PLANEJA: INFORMAÇÕES PARA ADMINISTRAR

O Sindicato Rural de Castro recebeu a visita do secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Agronegócio, Maurício Copacheski. Na oportunidade, o secretário explicou o projeto “Planeja - Sistema de Suporte ao Planejamento Agrícola Municipal”. É um sistema desenvolvido para organizar as informações agrícolas e socioeconômicas dos municípios brasileiros. Essas informações serão úteis para auxiliar agentes locais no planejamento e acompanhamento sistemático de trabalhos para avaliação e redirecionamento de ações. O Planeja é um produto da parceria entre a Embrapa Informática Agropecuária e o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri da Unicamp).
Segundo o secretário, com os dados a Prefeitura terá um banco de dados confiáveis para tomada de decisões. “Uma ótima ferramenta em defesa da classe produtora para novas ações e melhorias no setor, não só para essa gestão como para futuros gestores”, argumenta. Do mês de novembro até o momento foram mapeadas mais de 700 propriedades. Ele explica que o formulário leva em torno de 20 minutos para ser respondido e pede a colaboração dos proprietários para que forneçam as informações aos pesquisadores.
O presidente do Sindicato Rural de Castro, Eduardo Medeiros, acredita que o Planeja é um ótimo instrumento para mostrar quanto realmente o setor agropecuário produz e arrecada para o governo. “Com a chancela de duas instituições de peso, como Embrapa e Unicamp, podemos ter dados confiáveis e mostrar que a agropecuária precisa de um olhar diferente. Ou seja, saberemos quanto produz e arrecada para os cofres públicos, quais as maiores deficiências e, junto com o poder público, podemos destinar recursos corretos para recuperação de estradas, postos de saúde, escolas no setor rural, entre outros serviços”, argumenta.