Regimento da Polícia Montada comemora 137 anos

O Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio (RPMon), unidade mais antiga da Polícia Militar do Paraná, comemorou o aniversário de 137 anos nesta terça-feira (28), no bairro Tarumã, em Curitiba. Participaram da solenidade, o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita, o sub-comandante da Polícia Militar, coron el Arildo, e o comandante do Regimento, coronel Valla.Curitiba, 28/06/2016.

Foto: Soldado Feliphe Aires

O Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio (RPMon), unidade mais antiga da Polícia Militar do Paraná, comemorou o aniversário de 137 anos nesta terça-feira (28), no bairro Tarumã, em Curitiba. O batalhão entregou a autoridades civis e militares a medalha Heróis da Cavalaria e menções honrosas em agradecimento aos auxílios no trabalho policial prestado pela unidade à comunidade paranaense.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, um dos agraciados com a medalha, destacou o trabalho feito pela unidade. “O Regimento é uma unidade tradicional, importantíssima e estratégica, que tem um emprego operacional diferente. Ela tem um perfil único de trabalho e, além de tudo, ainda contribui com a sociedade através de ações voluntárias, que aumentam o nosso grau de reconhecimento”, ressaltou o secretário.
O RPMon teve origem na seção de Cavalaria da Província do Paraná, instituída pela Lei nº 533 de 28 de junho de 1879. A unidade esteve presente em episódios marcantes da história do Paraná, como a Revolução Federalista e a Guerra do Contestado. Para o comandante do Regimento, tenente-coronel Wilson Rogério Valla, o batalhão, desde a fundação, está relacionado com a história do Estado. “A data de hoje é dedicada aos nossos policiais militares, que tanto se esforçam pelo bem estar dos cidadãos”, afirmou Valla.

O subcomandante Geral da Polícia Militar, coronel Arildo Luís Dias, destacou os trabalhos feitos pelo RPMon, tanto de caráter social quanto de policiamento preventivo e a preparação da unidade para diversas situações.
“A cavalaria está desenvolvendo um trabalho de cunho social com a equoterapia. Ela também faz trabalhos de polícia ostensiva, integrada com à comunidade, bem como está preparada para atuar em grandes eventos, na condução de torcidas organizadas e como elemento de contenção em manifestações agressivas. O Regimento de Polícia Montada é uma unidade completa”, destacou Dias.
Também receberam a medalha Heróis da Cavalaria o agente executivo do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Antônio Lourival Soares; o médico veterinário Ênio Granatto; o coronel Sérgio Luiz Tratz; o tenente-coronel Márcio Ferreira; o major José Luis Santos Silva; o tenente Diogo Alexandre Ziliotto; a tenente Daniele Sato Mara; e o soldado Gian Karlo dos Santos.
Medalhas de Menção Honrosa também foram entregues a outros policiais militares como forma de reconhecimento pelo trabalho. A chefe do Estado-Maior e diretora de Ensino e Pesquisa, coronel Audilene Rosa de Paula Dias, participou do evento.