1º Encontro Anual de Produção Animal - CTZ

August 25, 2016

Será realizado no fim do mês de setembro o 1º Encontro Anual de Produção Animal - CTZ.  O evento será promovido  pelo CTZ Consultoria Técnica de Zootecnia" da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com o apoio do Sindicato Rural de Ponta Grossa. Na ocasião serão abordados temas de ovinocultura, piscicultura, suinocultura e pecuária de leite. O evento acontece entre os dias 28, 29 e 30 de setembro, no Auditório de Engenharia Civil, Bloco E (UEPG). Porém, no dia 30, no período da manhã, o evento conta com um tour na Fundação ABC - CDE Ponta Grossa, passando pela Fazenda Frank’Ana em Carambeí e terminando, à tarde, com uma visita na Fazenda Escola – Fescom, onde terá uma palestra sobre manejo com o maior criador de ovelhas da Nova Zelândia, Robin Hilson. As inscrições são limitadas e o investimento para sócios é de R$ 50,00 e para não sócios, R$ 70,00.

O doutor e zootecnista da UEPG, Vitor Breno Pedrosa, explica que o encontro pretende atender diversos tipos de produtores. “Queremos atender, com o encontro, os ovinocultores, piscicultores, suinocultores, entre outros. Mas o destaque principal é a vinda do neozelandês Robin Hilson, que irá falar sobre a produtividade de cordeiros, uma atividade que vem crescendo nos Campos Gerais”, destaca. Ele reforça que evento contará com palestras e visitas técnicas para mostrar não só a teoria, mas também a prática. “Teremos uma prática com Robin Hilson, que é um produtor que influenciou diretamente a atual ovinocultura da Nova Zelândia e proprietário da One Stop Ram Shop, que produz mais de 30 mil matrizes que produzem cordeiros o ano inteiro. Ele vem falar sobre sua experiência de manejo e comercialização na Nova Zelândia e na Europa”, ressalta Vitor.
O professor, veterinário e coordenador da produção animal da UEPG, Izaltino Cordeiro dos Santos, explica que o evento é uma organização do curso de Zootecnia da universidade e a proposta é aproximar o produtor das melhores tecnologias existentes do momento. “O Robin vem mostrar para os brasileiros o modelo utilizado na Nova Zelândia, ou seja, será uma partilha de conhecimento e experiência para os nossos produtores”, destaca. Segundo ele, envolver a FAEP e o Sindicato Rural de Ponta Grossa e demais entidades é fazer com que os produtores tomem conhecimento desta oportunidade que a UEPG oferece para a comunidade. “Com temas assim, esperamos motivar, instruir e aumentar a criação de ovinos nos Campos Gerais. O palestrante é um empresário e criador de sucesso e, há mais de 20 anos, trabalha com seleção, melhoramento, produção de carne e comercialização dos ovinos, em escala mundial. Sendo assim, mostrar esse caso de sucesso motivará nossos criadores, pois eles conseguem produzir bem em condições climáticas adversa pois usam tecnologia e manejo correto.”, enfatiza o médico veterinário. (Leia mais sobre ovinocultura no link)

Cooperativa de ovinos Coopergera é inaugurada nos Campos Gerais