Representante da Klabin visita Sindicato Rural de Castro

August 25, 2016

O Sindicato Rural de Castro recebeu, na última semana, a visita do Gerente de Comercialização e Fomento Florestal da Klabin, Carlos Alberto Bernardi. Na ocasião, ele explicou aos produtores as atividades que a fábrica Klabin irá realizar em Castro e na região dos Campos Gerais. A área de atuação da empresa aumentou através do projeto Puma e agora chega ao município. Desta forma, através da parceria com a empresa, a silvicultura passa a ser mais uma opção de renda aos produtores.
O presidente do Sindicato Rural de Castro, Eduardo Medeiros, acredita que é muito importante a atuação da empresa no município, principalmente em uma área rural que mais precisa de investimento. “Esse cinturão entre os bairros rurais de Socavão e Abapã, que tiveram suas áreas degradadas, foi recuperado com florestas de pinus e eucalipto. Agora essas áreas ficam viabilizadas economicamente. O gerente nos apresentou que a empresa pretende atuar de forma responsável, principalmente na questão de preservação das estradas rurais e com os moradores do local. Atitudes como essa nos animam”, destaca. Ele lembra ainda, que na reunião foi citada a possibilidade de instalação de um pátio de madeiras nesta região, o que fomenta a economia local, pois podem surgir marcenarias, serrarias entre outros segmentos do ramo madeireiro. “Assim podem surgir novas oportunidades de negócios com o processamento de madeira, geração de empregos para corte e plantio e, por fim, poderá incrementar e valorizar o patrimônio e dará alternativa de atividade para os produtores”, explica Eduardo.
O presidente fica feliz com vinda da empresa e principalmente pela maneira que irá atuar junto ao produtor. “Com certeza a atitude da empresa é um exemplo e será uma maneira de nortear a relação do município com as demais empresas do segmento. O que nos chama atenção é como eles trabalham com as estradas rurais. Primeiro eles investem nas estradas, deixando-as adaptadas, para depois retirar a madeira, se preocupando com a comunidade local. Isso é um ponto muito positivo, pois algumas madeireiras que retiravam a madeira danificavam as estradas, tirando o direito de ir e vir do produtor rural. Assim, com a vinda da Klabin, acredito que tudo isso dará um novo padrão de desenvolvimento para a região do Socavão e do Abapã”, frisa.