Chácara Sozim Turismo Rural mais uma fonte de renda

Competições ligadas ao Turismo Rural são mais uma fonte de renda durante o inverno, período de baixa no pesque-pague.

O produtor rural de Ponta Grossa, Sérgio Sozim, tem em sua propriedade, além da produção de grãos e frutos, o turismo rural como uma fonte de renda. “O forte da nossa chácara sempre foi a uva, depois iniciamos o pesque-pague e uma pequena lanchonete. Hoje já temos um restaurante para atender os clientes. Além disso, temos a produção de vinho e suco de uva artesanal, que é comercializado somente na propriedade”, explica. Ele fala que a busca destes itens faz com que a propriedade seja bastante viável e tenha renda durante o ano todo. Com toda essa infraestrutura disponível e as belas paisagens, a Liga de Ciclismo dos Campos Gerais realizou, em um campo de canola na Chácara Sozim, a segunda etapa do Circuito PGR de MTB, Cross - Marathon, que contou com 9 km por volta. O evento contou, além de muita adrenalina e suor, com um ótimo público formado por atletas e seus familiares que, além do esporte, curtiram o dia colhendo ponkan no pé e pescando tilápias. Sérgio explica que algumas pessoas já buscavam a propriedade para pedalar e isso foi crescendo até receber a proposta para sediar o circuito. “Através de uma parceria com a Liga nos propusemos a abrir a chácara para as competições. Nossa propriedade tem características que ajudam na prática deste esporte, possui uma área segura, com lindas paisagens e infraestrutura para os competidores. Esse já é o segundo evento que promovemos e temos tido uma boa procura para as trilhas e, após as competições, eles acabam consumindo lanches, sucos, entre outros alimentos”, descreve Sérgio. Com a presença dos ciclistas é uma ótima oportunidade de divulgação da propriedade, não só da cidade como da capital e outras localidades. “Esse pessoal se desloca para cá e não fica só por aqui, pois acaba visitando outros locais turísticos. Essa agregação de valor, principalmente na época de inverno, é muito importante, pois o fluxo de pessoas no pesque-pague é menor e esses atletas nos trazem uma receita importante”, explica Sozim. O presidente da Liga de Ciclismo dos Campos Gerais, Jomar Trentin (Dunga), explica que decidiram realizar o evento porque já conheciam a infraestrutura e as trilhas que a propriedade oferece. “O turismo rural, além de possuir paisagens, nas quais gostamos de pedalar, aliado ao montain bike é um casamento perfeito”, destaca o presidente. O evento contou com a participação de mais de 150 ciclistas de toda a região, que vieram curtir um dia diferente junto à natureza. O proprietário Sérgio explica que a trilha fica aberta aos fins de semana, mas que os ciclistas devem fazer um cadastro prévio para ter autorização e receber as orientações do que é ou não permitido na chácara. Serviço: Chácara Sozim - Rua José de Paula Freire - Vila Santa Tereza - Ponta Grossa - Fone 42 - 9982-6106 - Horário de Funcionamento: Sex-Dom:09:00 às 19:0 Veja vídeo sobre o assunto