39ª EFAPI se consolida como festa da família

A feira reuniu um público de 300 mil visitantes e se consolida como evento da família, tanto para o lazer como para formação da agricultura familiar através do ciclo de palestras e minicursos.

A 39ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (EFAPI) se consolida como a festa da família, pois durante os dias do evento era comum ver inúmeras famílias participando. Além disso, as atividades em conjunto com a feira foram para fortalecer o trabalho no campo com a formação de qualidade através do ciclo de palestras e minicursos do Congresso Agropecuário, Industrial e Tecnológico do Paraná (CONAITEC). O público esperado deste ano chegou na casa dos 300 mil visitantes em quatro dias de festa. A feira foi aberta oficialmente no dia 15, aniversário de Ponta Grossa, e contou com a presença do Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, do Coordenador Geral da EFAPI, Edilson Gorte, acompanhados de diversas autoridades, empresários, convidados e comunidade em geral. Norberto Ortigara frisou a responsabilidade implicada na organização de um evento de tal porte e também a fundamental importância dos apoios para superar todos os obstáculos. “Parabenizo todos que participaram da organização da feira e também da escolha do tema deste ano. Precisamos plantar e produzir, mas também estar em sintonia com as boas práticas e o meio ambiente”, destacou o secretário. Para Edilson Gorte, coordenador geral, o tema Fortalecimento da Agricultura e Pecuária com Sustentabilidade, “foi uma escolha acertada tendo em vista a importância do setor agropecuário para o país e a necessidade de preservação do meio ambiente”. Gorte salientou a necessidade de buscarmos constantemente as melhores soluções e ainda agradeceu a presença de todos na abertura oficial. O presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, destaca que a feira é importante para o agronegócio, pois além de fortalecer a economia também é um momento de difusão de conhecimento. “A EFAPI só vem crescendo, e o Sindicato é parceiro deste evento que movimenta o agronegócio não só de Ponta Grossa, mas também dos Campos Gerais. Nosso estande foi muito visitado e trocamos ideias com a comunidade e produtores rurais. Tenho certeza que para o próximo iremos fortalecer nossa parceria em favor de quem planta e preserva .” destaca Gustavo. O evento também contou com Exposição Morfológica de Animais, o Julgamento de Ovinos, o Julgamento Raça Charolesa e Caracu, o Freio Jovem do Cavalo Crioulo, a 1ª Fase Freio de Ouro Cavalo Crioulo, o Campeonato Paranaense de Cães Pastores, a 8ª Edição da Queima do Alho, além de leilões, apresentações culturais e outras atividades. Rainha Mirim e Infantil

Os concursos para a escolha da Rainha Mirim e da Rainha Infantil da EFAPI, elegeram a pequena Yasmim Cordeiro para Rainha Mirim. Já a bela Mariele Baldykoski foi eleita Rainha Infantil. A linda Lorena Kotovey Krauser foi eleita 1ª Princesa e Caroline do Rocio, a 2ª Princesa. O título de Miss Simpatia ficou com Gabriela de Quadros.

Quem reinou em 2015 na categoria Mirim, foi a Rainha Isabelle Hilgemberg Eurich. O título de 1ª Princesa era de Fernanda Laryssa Chorobura e de 2ª Princesa, Leticia Felipkowski Garcia Oliveira de Paula. A Garota Destaque foi Milena Czelusniak Mehl. Já na categoria Infantil quem deixa o reinado foi Mônica Kaim Iansen. O 1ª Princesa Anna Laura Rodrigues da Silva e de 2ª Princesa Antonela S. Marcondes. A Garota Destaque Gabriela de Paula Quadros e Garota Simpatia, no âmbito Geral das categorias, Maria Fernanda Bueno, escolhida pelos demais participais.

Rainha da 39ª EFAPI

A Rainha da 39ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (EFAPI) foi escolhida entre 24 belas candidatas. O título de Rainha foi para Jessica Thais Leger, 21 anos. Como 1ª Princesa foi eleita Natália Souza Matos, 19 anos e a 2ª Princesa, Caroline Proença de 21 anos. Queima do alho A 8ª edição da Queima do Alho é um concurso gastronômico da feira, que mantém viva a tradição do tropeirismo. É um espaço gastronômico onde os participantes podem decorar alimentos conforme as tradições tropeiras e preparar pratos característicos. Cinco jurados acompanharam o preparo dos pratos e emitiram suas notas finais. O grande vencedor da 8ª edição da Queima do Alho foi a Comitiva Herdeiros do Pinheiral, o 2º Lugar – Comitiva Agropantanal – Grupo Pitangueiras, 3º Lugar – Comitiva Unidos do Velho Jericó. Agrinho O Sindicato Rural de Ponta Grossa montou estande na Efapi e marcou presença com os personagens Agrinho e Aninha. São personagens que fazem parte do mundo infantil e facilitam o trabalho dos professores na sala de aula quando o assunto é agroecologia. Agrinho e Aninha ajudam na sensibilização e conscientização da população sobre temas que envolvem a preservação da natureza, trabalho do homem do campo entre outros temas agroecológicos. No estande do Sindicato Rural as crianças e demais visitantes da feira puderam tirar fotos e interagir com os personagens.