Feira de Sabores movimenta mais de 70 mil na 39ª EFAPI

A feira contou com a presença de 32 agroempreendedores de 19 municípios da região dos Campos Gerais, Litoral, Curitiba e Centro-Sul do Estado.

A Feira de Sabores deste ano na EFAPI teve seu estande muito movimentado. Os visitantes puderam experimentar e levar para casa várias iguarias deliciosas. Entre os produtos estavam disponíveis embutidos, bolos e bolachas, geleias, queijos, entre outros itens da culinária regional, que estavam expostos na Feira de Sabores. Apesar da crise, a feira chegou a movimentar  R$ 72,9 mil, entre os 32 agroempreendedores de 19 municípios da região dos Campos Gerais, Litoral, Curitiba e Centro-Sul do Estado,  que aproveitaram a oportunidade para divulgar os seus produtos ao público visitante e também realizar negócios pós-feira. O valor movimentado mostra que a população busca produtos com qualidade e sabores diferenciados.
A Feira foi organizada e coordenada pelo médico veterinário Willis Adolfo Amatneeks Junior, da Emater de Ponta Grossa, que contou com a participação efetiva de Ana Maria Landmann, da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária. O coordenador Willis destacou que o evento foi um sucesso e mostra a força da agroindústria familiar. "Destaco o apoio no provimento da infraestrutura e na hospedagem dos participantes de municípios mais distantes. Agradecemos ao secretário Ivonei Afonso Vieira, a Senhora Graziela Tozetto e toda sua equipe. Também ao Senhor Edilson Gorte, presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais”, expressa.
Fomento da Agroindústria - O engenheiro agrônomo e responsável pela agroindústria da Emater, João Nishi de Souza, destaca que a agroindústria está no DNA da Emater. Salienta que nestes 60 anos de atividade o instituto trabalha na orientação do preparo de alimentos feitos nas propriedades visando à qualidade e renda para o produtor. “Nossos extensionistas trabalham passando técnicas, ajudando os produtores a terem produtos de qualidade e gerando renda para família. Assim, a Emater atua na orientação de todas as etapas da produção, o que envolve os aspectos sanitários, boas práticas de produção agrícola e boas práticas na etapa de industrialização e manipulação dos produtos”, explica. Ele relata que, no Paraná, a Emater tem cadastrados e controlados pelo programa 1.300 clientes ativos. Só nos Campos Gerais atuam nesse segmento 300 agroindústrias familiares que participam de feiras como Agroleite, Expoflor, EFAPI, entre outras. “Vem para a feira todos aqueles que atendem a legislação jurídica, sanitária, ambiental, trabalhista, entre outras. Trabalhamos para ampliar este quadro, porém, sem esquecer que os produtos devem apresentar qualidade, serem saudáveis ao consumidor”, destaca João Nishi.

Quem nunca perdeu a feira e faz parte deste trabalho da Emater é a apicultora de Ponta Grossa, Roseni Philiposki Agner. Ela relata que participa da EFAPI há 37 anos e que o evento é importante porque prestigia o pequeno produtor e também divulga as pequenas empresas do agronegócio. “Parabéns pela recepção dada pela Emater e a possibilidade de expandir a venda de nossos produtos e trocar ideia com os participantes”, expressa Roseni.  Outro produtor que aprova a Feira de Sabores e também acha o momento oportuno para negócios é o fabricante de sorvetes Tacinha, Neuton Strechar. “Consideramos ótimo. Comercializamos 86% dos produtos que trouxemos”, diz feliz Neuton. A organização e o apoio da Emater também foram elogiados pela feirante de Morretes, Ana Gomes Armstrong. “Agradeço pela oportunidade de participação e pela atenção de todos. Esperamos poder participar da próxima”, espera Ana.
A Feira Sabores do Paraná é uma verdadeira vitrine do programa Fábrica do Agricultor, desenvolvido pelo Governo do Estado para apoiar os pequenos produtores, gerar renda e emprego, melhorar as condições de vida e a permanência das famílias no campo.