4º Encontro aborda diversidade de atividades em turismo rural

O evento faz parte de uma série de encontros que vêm sendo realizados pela entidade com o intuito de consolidar a região como destino de referência no segmento.

Realizado  em Tibagi o 4º Encontro de Turismo Rural dos Campos Gerais. O evento que teve como tema a diversificação e oferta de atividades em turismo rural foi realizado no Complexo Itaytyba Ecoturismo pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais - ADETUR.
Conforme Karen Kobilarz, gerente da ADETUR, o evento faz parte de uma série de encontros que vêm sendo realizados pela entidade com o intuito de consolidar a região como destino de referência no segmento. "Desta vez, optamos em realizar o Encontro em Itaytyba Ecoturismo para que os proprietários rurais e futuros empreendedores conhecessem um dos principais equipamentos de turismo rural que a região possui, pois o Complexo conta com diversas estruturas e atividades voltadas para o turista".
A programação técnica do evento seguiu a temática proposta. No período da manhã os participantes do evento foram recebidos pelo André, gerente administrativo do Complexo, que conduziu os visitantes para conhecerem as dependências do empreendimento e seu funcionamento, como a Fábrica de geleias, o Alambique do Isidoro, o Centro Gastronômico e de Lazer, as acomodações para hospedagem e a cozinha do restaurante Nonno Giuseppe. André apresentou também, as atividades e as programações culturais ofertadas aos turistas pelo empreendimento.
Após o almoço, a turismóloga e doutoranda em Gestão de Território pela UEPG Silvana Kloster Dos Santos, abordou em sua palestra a questão da Manutenção e adequação de empreendimentos do turismo rural, reforçando a importância do planejamento em curto, médio e longo prazo.
Na sequência, o vice-presidente da COOPTUR - Cooperativa Paranaense de Turismo e proprietário da RPPN Ninho do Corvo, Marcio Miranda, tratou a respeito dos serviços praticados em seu empreendimento, bem como, falou sobre diferenciadas possibilidades na oferta de atividades para o turistas em áreas naturais, exemplificando com boas práticas já existentes. Márcio ressaltou ainda a necessidade de focar no cliente, na qualidade, na prestação de serviço, no preço justo, na segurança dos turistas e na minimização de riscos a serem assumidos pelos empreendimentos.
Participaram do 4º Encontro, empreendedores rurais, estudantes e gestores públicos dos municípios de Castro, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Tibagi e Ponta Grossa.