Palavra do Presidente MR_27

Em 2016 trabalhamos, plantamos, colhemos, discutimos, criam

os, conquistamos e buscamos sempre valorizar o setor agropecuário em todas as suas demandas. Que em 2017 tenhamos mais trabalho, união e empenho para discutir melhor, a fim de criarmos maiores recursos e conquistarmos novos horizontes no setor agropecuário. Devemos seguir sempre em frente mantendo a esperança e, com a experiência da vida, superar todos os desafios que possam surgir, pois o nosso trabalho no campo é fonte de recursos para a economia brasileira. Por isso, o Núcleo Sindical Rural dos Campos Gerais deseja ser essa ponte das demandas do produtor com as autoridades competentes. Temos nesta edição fotos belíssimas que ilustram o calendário de 2017. Este ano mais de 200 fotos foram enviadas para o concurso fotográfico, isso mostra que as pessoas estão atentas às belas paisagens que os Campos Gerais proporcionam. Pensando na sucessão familiar, qualificação e educação trazemos reportagens sobre esses assuntos. O Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), que busca qualificar nossos jovens para assumirem os trabalhos no campo. Também o Agrinho que vem unindo o campo e a cidade e mostra que nossas crianças e jovens podem mudar a realidade a sua volta. Vemos isso na bela ideia que nasceu em um dia de chuva, onde as crianças indagaram para onde corria a água que caia do céu. Assim nasceu o projeto para recuperar uma nascente e deu o prêmio de primeiro lugar ao CMEI Pequeno Reino em Castro. Aliado a essa experiência de transformação temos o 1º Encontro Anual de Produção Animal, promovido pelo Centro de Consultoria Técnica (CTZ). Um encontro que uniu acadêmicos, pesquisadores, profissionais e produtores para troca de conhecimento. Outro momento importante de troca de experiência foi o Dia de Campo da Fruticultura dos Campos Gerais, mostrando e discutindo o potencial da região, modelo para o Brasil e para o mundo através do evento que iremos promover em 2017. Outra reportagem interessante é sobre Turismo Rural, que é um ativo que o produtor possui em sua propriedade, através das reservas, e que pode ser explorado com o turismo contemplativo, científico, entre outros. Produtor que é essencial para fazer parte desse meio ambiente, fruto do trabalho de gerações passadas que serão mantidas pelas gerações futuras. Também comemoramos os 95 anos da Estação Experimental do IAPAR, que é referência estadual e nacional, fundamental para o desenvolvimento da agropecuária. Esta edição, portanto, traz um pouco do que a região tem feito no setor para contribuir com o crescimento da economia do País. Sendo assim, que no Ano Novo possamos realizar tudo o que desejamos, alcançando sucesso em todos os setores da vida. Feliz Natal e próspero Ano Novo.