34ª Fesuva movimenta 30 toneladas

Fesuva comercializou 30 toneladas de uvas entre brancas, rosadas e pretas disponibilizadas por cinco produtores e movimentou R$ 282,5 mil.

Neste ano, durante a 34ª Fesuva, foram comercializadas 30 toneladas de uva, entre brancas, rosadas e pretas disponibilizadas por cinco produtores: Chácara A. Sozim, Chácara Santa Teresinha, Chácara Vovó Hilda (Bocaina), Chácara Sozim (Vila Santa Tereza) e Chácara Vô Tonico (Guaragi). Além dos produtores, o evento também contou com 31 espaços para artesanatos e produtos da agroindústria caseira e embutidos, 14 stands de alimentação e três microcervejarias artesanais. A novidade deste ano foi a barraca com comida típica italiana e suco de uva. Passaram pelo evento mais de 100 mil pessoas nos quatro dias de festa, vindas de diversas cidades dos Campos Gerais. Segundo a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, o investimento deste ano para realização do evento foi de R$ 34 mil e trouxe movimento total de R$ 282,5 mil entre venda de uvas, alimentação e artesanato. O evento se consolida a cada ano e vem sendo mais um ponto turístico da cidade. É realizado pelo Núcleo de Alimentação para Eventos (Napes) e Núcleo de Artesãos de Ponta Grossa (NAPG), com apoio da Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, ACIPG e Programa Empreender e recebe patrocínio da Interprise Produções e Stands Cia.
Para a produtora de uva da Chácara Vovó Hilda, Juliana Lopes, o evento é importante e ajuda no faturamento anual do produtor. "A Fesuva é um evento de grande importância para nós, pois além da comercialização aqui, divulgamos o produto para que depois que acabar a festa, o consumidor possa ir até a chácara para comprar e lembre-se da marca quando estiver no mercado”, comenta a produtora.

O produtor da Chácara Sozim, Marcelo Sozim, destaca que a Fesuva é uma ótima oportunidade de negócio e leva para o evento frutos com qualidade que trazem vantagens para a saúde de quem os consome. “Para este ano tivemos uma ótima produção e nossos clientes levam para casa frutos de ótima qualidade. Uma das vantagens de se consumir uva é que ela possui antioxidantes que ajudam a evitar problemas de coração e até mesmo o envelhecimento precoce. Essas qualidades se preservam no suco, no vinho e nas geleias, sendo uma ótima opção no cardápio do dia a dia”, explica o produtor.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa, Ivonei Afonso Vieira, destaca que o evento é importante para o turismo e para a produção. “A festa é um evento da família, pois traz tradição, turismo e produção em um só momento. No evento, as pessoas não vêm somente para consumir a uva, pois aproveitam pra visitar a cidade com a família e, desta forma, o evento fomenta não só a produção, mas também o comércio”, frisa. Ele acredita que existe a necessidade de fundar uma associação dos produtores de uva, não só para terem mais força, mas também para incentivar outros a entrarem na produção. “É significativo trabalhar unido e em conjunto, por isso acho importante reativar ou fundar a Associação dos Produtores de Uva, para buscar novas técnicas, melhorar manejo, enfim, continuar esse sucesso que os produtores apresentam na Fesuva”, afirma o secretário.

Associação - Em parceria com o Sindicato Rural de Ponta Grossa e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcelo Sozim pretende iniciar um diálogo com os demais produtores para reativar a associação de produtores de uva para terem mais representatividade. “Estamos em um diálogo com produtores para reativar a associação para ajudar em todas as situações deste cultivo. Pois este ano tivemos algumas dificuldades para elaborar a Festa da Uva e percebemos que quando estamos unidos temos mais força e representatividade, não só para realizar eventos, mas para ordenar a produção, comprando insumos com menor custo, seja para o plantio ou nas embalagens para venda”, revela o produtor.