Sindicato Rural de Ponta Grossa reúne educadores do Projeto Agrinho

O Sindicato Rural de Ponta Grossa celebra com professores o sucesso do Projeto Agrinho, que vem transformando a realidade por onde passa.

O Sindicato Rural de Ponta Grossa reuniu na Chácara Sozim, professores do Projeto Agrinho em um almoço de confraternização para celebrar a parceria e os resultados com a Secretaria Municipal de Educação (SME). O encontro foi muito animado e a diretoria do Sindicato pôde interagir com os educadores ouvindo experiências da sala de aula e como as crianças e professores gostam do projeto.
A Secretária de Educação do Município de Ponta Grossa, Esméria de Lourdes Saveli, explica que o município sempre procurou incentivar e trabalhar com o projeto e destacou a paixão que a professora Cida Castanho tem pelo Agrinho. “O projeto tem propostas voltadas ao meio ambiente e coloca as crianças em uma realidade muito significante. Também fico feliz por termos evoluído de 15 para 54 escolas participantes e isso é muito importante para nós. Para o ano de 2017, queremos que o projeto chegue a todas as escolas do município e convido a todos os educadores para dar essa boa notícia”, anuncia a secretária. Trabalhar com projetos, segundo ela, é trabalhar com pesquisa e quem aprende com esse processo é o professor, a criança, a família e a comunidade. “Portanto, isso é trabalhar com um currículo a partir da realidade concreta e o Agrinho abrange todas as áreas do conhecimento. Pois dá oportunidade de trabalhar com a língua, matemática, ciências, ou seja, todo o conhecimento e isso é interessante para todos. O Agrinho sugere propostas que transformem a realidade e ampliem o conhecimento”, destaca. Ela frisa que este trabalho traz a realidade de fora para dentro da escola e prepara melhor as crianças para compreensão de mundo.
A coordenadora do projeto Agrinho, Cida Castanho, destacou que a confraternização foi um dia de gratidão onde pôde agradecer o envolvimento de cada educador. “Quero agradecer o empenho e dedicação de todos os professores, do Sindicato, pois neste ano realmente efetivamos essa parceria que não foi só no Agrinho, mas também com a Revista Mais Rural, que têm ido para as nossas escolas e serve como fonte de pesquisa e onde também podemos divulgar nossos trabalhos”, salienta. Além disso, ela revela que o Agrinho foi um ponto de partida para congressos, palestras, entre outros momentos que ajudam na ampliação do conhecimento dos educadores.
O presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, realçou que a parceria é importante e que ajuda na formação das crianças para que compreendam como a agropecuária é importante na vida das pessoas. “Esse trabalho envolve toda a família e destaca como é importante a vida do campo e seu trabalho para dar sustento para quem vive na cidade. Em 2016, ampliamos nossa parceria com a Secretaria de Educação e em 2017 vamos manter e afinar ainda mais, para que possamos aumentar o número de participantes do projeto”, revela. Ele deixou seus parabéns e agradecimentos a todos os educadores que fazem do projeto Agrinho um sucesso que transforma a realidade por onde passa.