AEACG faz reunião técnica para apresentar resultados de milho e soja

Foto: Michel Taques.

O evento é uma vitrine para os engenheiros agrônomos conhecerem os resultados sobre a safra anterior e o que existe de novo para ser cultivado. O  encontro será realizado dia 05 de maio na sede da AEACG.

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento, a Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), realiza reunião técnica para apresentar resultados obtidos na safra 2016/17 e recomendações de híbrido de milho e cultivares de soja para safra 2017/18. O evento será na sede da AEACG, no dia 05 de maio e contará com a presença de 12 empresas produtoras de sementes, que já confirmaram a participação.
O encontro já está em sua quinta edição e nasceu porque a região possui vários engenheiros agrônomos que atuam como autônomos. Outros trabalham em empresas, em revendas, ou são produtores e precisavam de informações frescas e confiáveis para tomada de decisões.
O diretor da AEACG, Carlos Roberto Justus Madureira, explica que a intenção do evento é promover uma vitrine para a classe agronômica, sócios e produtores, pois é um momento que mostra, de uma maneira geral, o que aconteceu e o que se espera no campo. “Neste evento conseguimos colocar as principais empresas que atendem os Campos Gerais em relação à semente de soja e híbridos de milho. Portanto, trazemos várias empresas e elas apresentam os resultados da safra colhida de 2016/17. Os resultados são de experimentos que as empresas montam nas suas unidades ou em parceria com produtores, universidades e institutos de pesquisa. Assim, no encontro poderemos ver resultados e também posições e recomendações para a safra que será plantada em 2017/18”, explica o diretor. Ele fala ainda que algumas empresas apresentaram materiais novos que devem ser lançados ao mercado. “Temos também material novo que até a última safra estavam em código e a partir de agora se tornam comerciais. Portanto, o encontro é um momento em que as empresas, lado a lado podem falar ao mesmo tempo a um grupo seleto de pessoas”, afirma Carlos. Ele acredita que um evento desta forma ajuda a classe a ter todas as informações necessárias para orientar o produtor na escolha de sementes para plantar a próxima safra. O diretor explica que o evento é realizado bem adiantado para que o agrônomo e o produtor tomem sua decisão com calma. “O plantio começa em setembro, porém, optamos em fazer este evento agora, para que o agricultor e o agrônomo possam fazer o planejamento adiantado, definir suas áreas e o que será plantado”, esclarece.
O evento também posiciona as variedades de soja e os híbridos de milho presentes no mercado. "Hoje é primordial o planejamento e as informações para a tomada de decisão. Outro fator também está na reserva de semente, pois caso atrase a compra, o agricultor pode não conseguir o produto que pretendia”, alerta o diretor da AEACG.