Cescage realiza Dia de Campo e apresenta novas tecnologias

O evento é um momento onde o Cescage apresenta estudos e pesquisas de alta tecnologia diretamente aos produtores rurais, acadêmicos e demais interessados.

O Cescage (Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais) realizou a 13ª Edição do "Dia de Campo Cescage”. O evento reuniu centenas de visitantes na Fazenda Escola Cescage e contou com a presença de produtores rurais, estudantes, pais, autoridades, entre outras pessoas, que conheceram as novas tecnologias agropecuárias disponíveis no mercado. A edição deste ano teve a participação de nove empresas que apresentaram as novas cultivares de milho, soja e feijão. O evento foi organizado pelos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Segundo o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), e sócio-proprietário do Cescage, José Sebastião Fagundes Cunha, o evento também é uma prestação de contas da instituição para a comunidade, pois passam o ano todo fazendo estudos e pesquisas que devem chegar até o produtor. “Hoje é uma prestação de contas do Cescage, onde mostramos os resultados de nossas pesquisas e estudos. Portanto, quando o produtor ou outros visitantes andam pelos campos experimentais ou pelas baias constatam novas tecnologias que podem ser aplicadas nas propriedades dos Campos Gerais”, afirma Fagundes. Ele destaca que o visitante pode ver de perto e conversar com os pesquisadores e, nessa troca de experiência, todos saem ganhando. “Além dos nossos pesquisadores também temos os nossos parceiros que usam o Dia de Campo do Cescage para estreitar laços com o produtor. Ou seja, este é um evento que vem crescendo e levando o que tem de melhor aos nossos produtores e acadêmicos”, ressalta.

O Dia de Campo Cescage apresentou, através de pesquisadores e profissionais, o funcionamento, as aplicações e os resultados dos produtos e animais em exposição. O coordenador do curso de Agronomia, Jean Olinik, comentou que os mais de cinco mil hectares de pesquisa fazem a diferença no campo. “Apresentamos as novas cultivares, mostrando o que há de melhor para todos os visitantes. Todos saíram daqui com uma nova perspectivava de pesquisa”, disse. A estudante de Agronomia, Angela Mochinski, relatou a participação no Dia de Campo. Segundo ela, “é uma oportunidade de conhecer as pesquisas que podem ser realizadas no campo. A teoria das aulas não é suficiente para absorver tudo, por isso, a necessidade de participar deste evento”. A acadêmica de Medicina Veterinária, Meiry Larissa Tertuliano, falou da expectativa de participar do evento. “Podemos ver animais de diversas raças e de várias cidades e com as explicações dos profissionais conseguimos atualizar os nossos conhecimentos”, disse.
Exposição - Nas baias de animais do Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal - Cescage Genética, os profissionais apresentaram genéticas de animais de pequeno, médio e grande porte. Foram apresentadas diversas raças de cães, ovinos, caprinos, equinos e bovinos. O Cescage Genética conta com mais de 800 animais. São em torno de 600 ovinos e caprinos, 80 bovinos, 20 cavalos de raça, além de 10 cães. Deste total, 120 são doadores de embriões dos principais rebanhos de genética do Brasil. Além das pesquisas, o Cescage Genética comercializa embriões de raças geneticamente superiores de ovinos, caprinos, equinos e bovinos.
GENÉTICA - O Cescage Genética atua na produção de sêmen e embriões in vitro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos e pesquisa a produção de embriões in vivo de ovinos e caprinos. Para isto, possui o Centro de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS), o Centro de Produção In Vitro de Embriões (CPIVE) e o Centro de Coleta e Processamento de Embriões (CCPE), todos registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O Laboratório de Biotecnologia de Reprodução Animal do Sul do Brasil é credenciado perante o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e foi denominado Cescage Genética.
Iniciou oferecendo os trabalhos de coleta e processamento de sêmen, programas de inseminação, coleta, congelamento e transferência de embriões em caprinos e ovinos. Realizou com as Faculdades Cescage os Cursos de Inseminação Artificial Transcervical e por Laparoscopia, de Transferência de Embriões e outros. Recentemente, junto com a ABCC – Associação Brasileira de Criadores de Caprinos ministrou curso para habilitar seus técnicos de avaliação. Posteriormente, passou a processar a fertilização in vitro, importação e exportação de sêmen, embriões e animais. Realiza um processo constante de atualização de seus técnicos e de melhoramento das instalações de manejo e estada dos animais, garantindo contratualmente a infraestrutura necessária para o bem-estar dos animais nele alojados.
O Cescage Genética realiza trabalhos desde a hospedagem de matrizes e reprodutores, com a tranquilidade de uma equipe multidisciplinar acompanhada por cerca de oitenta docentes das Faculdades de Agronomia e de Medicina Veterinária. Engloba desde a criação e multiplicação com as mais modernas tecnologias, nos laboratórios, os melhores do País, com um Programa Permanente de Aperfeiçoamento que aprimora constantemente as técnicas e serviços, até a importação e exportação de sêmen, embriões, matrizes e reprodutores. Abastece o mercado de sêmen, embriões, prenhezes, matrizes e reprodutores de altíssima qualidade genética.
PARCERIAS - O Cescage Genética está celebrando convênios com as Prefeituras, Associações e Sindicatos Rurais. Também estão sendo desencadeados "programas pilotos", de Inseminação Artificial e assistência técnica dentro da área de reprodução, ficando sob a responsabilidade do Cescage Genética o treinamento da mão de obra qualificada, seleção do rebanho, implantação dos programas de I.A, inclusive subsidiando em parte estes programas, com a doação de sêmen do próprio banco.