Nove estados brasileiros marcam presença no Dia de Campo FT Sementes

A FT Sementes comemorou seus 45 anos com Dia de Campo e aproveitou a oportunidade para lançar as cultivares FTR 4153 iPRO, FTR 2136 iPRO e refúgio FTR 2161 RR.

O Dia de Campo da FT Sementes teve tudo para comemorar. Primeiro por ser o evento que comemora os 45 anos da empresa, segundo por reunir mais de 800 produtores de nove estados brasileiros (Piauí, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Santa Cataria, Rio Grande do Sul e do Paraná), que acompanharam o lançamento de novas cultivares de soja. Em todas essas localidades, a FT Sementes marca presença com estações experimentais e profissionais e mostra a importância da pesquisa e tecnologia que ajuda os produtores a conseguirem bons índices de produtividade.
O diretor presidente da FT Sementes, Mauricio Terasawa, explica que o evento é nacional, uma vez que a empresa marca presença em vários pontos do país. “Hoje vamos aproveitar e mostrar um pouco da nossa história e uma parte do melhoramento genético que fazemos. Também aproveitamos para mostrar todo o processo, desde o desenvolvimento de cultivares, recomendações fitotécnicas de população, de arranjo espacial de plantas e o que fazer para melhorar a produtividade”, explica o diretor presidente. Ele anuncia duas cultivares novas, FTR 4153 iPRO e FTR 3156 iPRO, ambas variedades intactas, ou seja, resistentes a lagartas. “Estas cultivares possuem ampla adaptação, podendo ser produzidas do Rio Grande do Sul a Minas Gerais. Também temos uma variedade para refúgio, a FTR 2121 RR, que é resistente ao Randap e é de altíssimo potencial produtivo. Ela também possui ampla adaptação, pois está sendo cultivada no Paraguai, Mato Grosso Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná”, explica Mauricio.

A FT Sementes foi pioneira em pesquisa e desenvolvimento da soja no Brasil e iniciou seus trabalhos na década de 70, sendo a primeira empresa privada a entrar neste segmento e contribuiu consideravelmente no aumento de produtividade de norte a sul do país. “A FT foi uma empresa pioneira em pesquisa no Brasil, participando ativamente do desenvolvimento da sojicultura nacional, criando cultivares de soja adaptadas às mais diversas condições de clima e solo. Foi uma das principais responsáveis pelo desbravamento do Cerrado Brasileiro, através da cultivar FT-Cristalina e também por avanços significativos em produtividade, estabilidade e sanidade, com cultivares como FT-Abyara e FT-Jatobá e muitas outras em todo o Brasil”, recorda o diretor presidente. Segundo ele, todos estes trabalhos desenvolvidos pela empresa ao longo de anos tem ajudado no desenvolvimento e no aumento da produtividade da soja no Brasil e em outros países.
VARIEDADES - O Dia de Campo apresentou as novas cultivares novas, FTR 4153 iPRO e FTR 3156 iPRO, ambas variedades intactas, ou seja, resistentes à lagartas e a variedade de refúgio TR 2121 RR, que é resistente ao Randap. A FTR 4153 iPRO, possui alto potencial produtivo, estabilidade, ampla adaptação, é hiperprecoce e tem grupo de maturação igual a 5.5. Já a variedade FTR 3156 iPRO, tem alto potencial produtivo, sistema radicular agressivo e vigoroso, é superprecoce, é excelente para plantio no cedo e o grupo de maturação é igual a 5.6. Quanto à variedade de refúgio, a TR 2121 RR possui alta potência produtiva, é superprecoce, excelente para plantio no cedo e seu grupo de maturação é igual a 6.1.
O evento da FT Sementes também contou com a presença de parceiros, entre eles a Dekalp, que apresentou três híbridos de milho, a Grap falou sobre fertilizantes foliares e a Bayer sobre fungicidas.