Programa Empreendedor Rural qualifica produtores

 O programa visa qualificar o produtor rural, ou seja, para dentro da porteira o produtor já é eficiente, entretanto, o curso ajuda o produtor a avançar em seus resultados.

 

O Sindicato Rural de Ponta Grossa em parceria com FAEP e SENAR, promove em Ponta Grossa, o “Programa Empreendedor Rural”. O programa aborda a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo das pessoas do meio rural. Ensina a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os produtores rurais passem a administrar suas propriedades com eficiência, como se fossem verdadeiras empresas. Além disso, estimula o debate e a formação de lideranças. O curso está disponível gratuitamente para o produtor rural.
Quem ministra o assunto é o economista, especialista em finanças e credenciado pelo SENAR, Josias Ribeiro Lourenço. Ele explica que o programa nasceu em 2003 e, desde então, vem formando empreendedores. “O projeto foi desenvolvido pelo SENAR/PR em parceria com o SEBRAE/PR, e vem sendo executado no Estado do Paraná. Atualmente é um programa do SENAR Nacional, aplicado em todo o Brasil.”, conta o economista. Josias destaca que o curso é gratuito e que o investimento será somente a disponibilidade de tempo do empreendedor para participar de todos os encontros.
O presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, acredita que o programa é sensacional e ajuda na qualificação do produtor. “O sindicato está cadastrando produtores para realizarem o Programa em Ponta Grossa. Isso é muito importante, pois o produtor irá trabalhar gestão na propriedade rural, empreendedorismo, formação de liderança, processo produtivo, entre outras propostas. Tudo isso irá gerar resultado, eficiência e trará melhorias à vida do produtor rural" salienta o presidente. Ele acredita que uma atitude como esta, melhora o processo para dentro da porteira. “Falamos muito da nossa eficiência para dentro da porteira, entretanto, o curso nos dá motivos para avançar, ele ajuda a multiplicar e difundir trabalhos já realizados com outros produtores que podem ser implantados em muitas propriedades. Por isso, eu convido os produtores a buscar mais esse conhecimento oferecido pelo sistema”, convida Gustavo.

 

 

"O projeto foi desenvolvido pelo SENAR/PR em parceria com o SEBRAE/PR, e vem sendo executado no Paraná.  Atualmente é um programa é um programa do Senar Nacional, sendo aplicado em todo o Brasil.”
Especialista em finanças e credenciado
pelo SENAR, Josias Ribeiro Lourenço

 

 

MÓDULOS - O programa possui cinco fases, chamadas de eixo de aprendizagem – diagnóstico, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia de projetos e avaliações. Em cada uma destas fases, são tratados módulos encadeados de forma a dar suporte teórico e prático aos produtores. "Ao todo são 17 módulos específicos e direcionados a cada fase do projeto, abordando áreas de conhecimento técnico e de desenvolvimento humano, mais três módulos de consultoria individuais que somam 20 encontros de 8 horas cada, totalizando 160 horas de treinamento. Os encontros são realizados geralmente uma vez por semana, o que deve durar em torno de cinco meses", descreve o economista Josias. Ele explica que, ao longo do programa, serão transferidos aos empreendedores rurais vários conceitos. “Esses conceitos abrangem a área técnica necessária à elaboração do projeto, com diagnóstico e fluxo de caixa, planejamento estratégico, estudo de mercado, Engenharia do Projeto e Avaliações do projeto, além de trabalhar o lado pessoal, interpessoal, social e humano dos participantes. Também terão noções de legislação trabalhista, ambiental, sucessão familiar, fluxos de caixa, economia e renda nacional, globalização e políticas econômicas, cadeias agroindustriais, instituições da agropecuária, administração da empresa rural e outros conceitos”, descreve o economista.
REQUISITOS: Os pré-requisitos necessários serão: idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. O público alvo são pessoas ligadas ao meio rural - proprietários ou arrendatários de terras, parceiros, suas famílias, trabalhadores rurais, prestadores de serviço para o meio rural e outras pessoas cujas atividades econômicas mantêm vínculo com o setor rural.
SERVIÇO: As inscrições e mais informações podem ser obtidas no Sindicato Rural de Ponta Grossa - Fone (42) 3222-4945.

Please reload

Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square

© 2023 por Sindicato Rural de Ponta Grossa

Sindicato Rural de Ponta Grossa - Pr

Tel: (42) 3222-4945