Affonso Saldanha assume o Comitê da Pecuária Moderna dos Campos Gerais

O comitê abrange 18 municípios dos Campos Gerais, porém, pretende-se iniciar as atividades na primeira fase com 9 municípios: Castro, Ipiranga, Palmeira, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Ortigueira, Reserva, Teixeira Soares e Tibagi.

Quem assumiu a coordenação do Comitê da Pecuária Moderna dos Campos Gerais foi o jovem Affonso Weigert Saldanha. Ele assume o cargo deixado pelo empresário e veterinário Damasceno Araújo Ribas, que ficou à frente do projeto nos últimos dois anos. O programa é uma parceria entre entidades do setor agropecuário SENAR, FAEP, Sindicatos Rurais e o Governo do Paraná. O programa da Pecuária Moderna, apresenta um conjunto de medidas que pretendem fomentar a pecuária de corte com técnicas de manejo para tornar o estado autossuficiente na produção de bovinos de corte.

Affonso explica que na nova diretoria eleita quem assume como secretário é o produtor rural e agrônomo Carlos Roberto Justus Madureira. Além dele, tem representantes dos setores das Cooperativas de Carne, Emater, Embrapa, Iapar, Ocepar, Indústria frigorífica, Senar, Universidades, entre outras instituições. Segundo ele, a ideia é identificar quem são os criadores nos Campos Gerais e mostrar novas tecnologias para que o pecuarista possa ter lucratividade. “Iremos trabalhar para que o criador entenda e venha aderir as novas tecnologias para que tenhamos autossuficiência na produção de bezerros, pois temos um déficit estadual. Teremos uma qualidade superior na carne visando a exportação. Permitir que o pecuarista controle seu negócio a partir de números, entre eles, custo e remuneração por bezerro desmamado; custo e remuneração por @ produzida; custo e remuneração por hectare e assim, aumentar a produtividade e a lucratividade para o produtor. ”, espera Affonso.
O comitê abrange 18 municípios dos Campos Gerais, porém, pretende-se iniciar as atividades com 9 municípios: Castro, Ipiranga, Palmeira, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Ortigueira, Reserva, Teixeira Soares e Tibagi. Ele destaca que precisam ter adesão dos pecuaristas da região. “Temos que ter adesão dos produtores dos diferentes municípios da região, pois o comitê não é só de Ponta Grossa, mas sim dos Campos Gerais. Portanto, necessitamos, captar técnicos (Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia) para o curso de capacitação técnico-econômica. Esta capacitação conta com 10 módulos de 16 h cada, sendo, portanto, 160 horas de aperfeiçoamento. A turma dos Campos Gerais está prevista para iniciar no 2º semestre 2017, em Ponta Grossa. ”, revela Affonso Saldanha. O Curso de formação da Pecuária Moderna é dividido em 10 módulos com aulas teóricas e práticas, com temas ligados à produção pecuária, como gestão, manejo, reprodução, alimentação, implantação e manejo de pastagens, entre outros. Este treinamento é destinado para os profissionais de agronomia, zootecnia e veterinários. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural de Ponta Grossa.
SERVIÇO - Sindicato Rural de Ponta Grossa - Rua Teodoro Rosas, 1384 - Ponta Grossa - Pr - E-mail:secretaria@sindruralpg.com.br - Tel: (42) 3222-4945.

O coordenador do Comitê da Pecuária Moderna dos Campos Gerais foi o jovem Affonso Weigert Saldanha e o Presidente Gustavo Ribas.