Sindicato Rural discute
segurança rural

O Sindicato Rural de Ponta Grossa promoveu um encontro entre produtores rurais, Polícia Militar e Polícia Civil para discutir medidas de segurança na área rural. O morador da zona rural fica mais sujeito a assaltos e outras questões de insegurança devido a distância e falta de efetivo policial para atender melhor.
O presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa acredita que para resolver a questão deve se pensar em um sistema cooperativo, ou seja, com a Polícia Militar, Civil, Bombeiro, Força Verde, Copel, Sanepar e órgãos públicos que estão no meio rural. “Precisamos fazer essa rede cooperativa para termos maiores informações do que ocorre na zona rural, pois de hora em hora um destes organismos estão no meio rural e uma integração entre eles pode ajudar na questão de segurança. Com a rapidez de um relato de furto, roubo de que espécie for, pode ser resolvido com agilidade quando todos estiverem integrados, porque teremos olhos em todos os cantos dificultando a ação de pessoas mal-intencionadas. ”, relata o presidente. Em relação ao problema de estrutura das policias, ele acredita que isso precisa ser resolvido com pedidos ao Governo do Estado e a Secretaria de Segurança. “Precisamos ir ao Estado pedir mais recursos como efetivo e veículos e na parte privada o produtor precisa efetivar os boletins de ocorrência para comunicar o fato ocorrido. Além disso, ele precisa procurar o Sindicato para fazer essa intermediação para que aquele boletim de ocorrência do meio rural seja atendido e acompanhado. Pois muitas vezes a Polícia Civil não tem estrutura para investigar todos os BOs realizados. ”, orienta Gustavo. Ele destaca que esta reunião foi o primeiro passo e que devem levar este assunto para uma reunião maior, envolvendo Conselho de Segurança, Secretaria de Segurança, Polícias, Deputados, entre outros segmentos da sociedade para que juntos encontrem uma solução mais efetiva.

O tenente coronel da Polícia Militar da 1ª Companhia, Edmauro de Oliveira Assunção, destaca que é muito importante a Polícia Militar participar de discussões como esta promovida pelo Sindicato e aproximar a instituição dos produtores. “Esta parceria é importante, porque muitas vezes as informações não chegam à Polícia Militar e este entrosamento ajuda a fazermos um trabalho preventivo, ostensivo na zona rural e assim melhorar a segurança do produtor. ”, revela. O policial orienta os produtores a criarem uma rede de proteção com a vizinhança para terem informações e que estas informações sejam trazias para a PM. “Muitas vezes acontecem pequenos furtos nas propriedades que não chegam até o conhecimento da polícia através de BO. Com estas informações, a polícia pode gerar dados e ver onde é necessário realizar ações. ”, orienta. Ele explica que existe uma equipe da Patrulha Rural que trabalha atendendo a zona rural, porém, como a região é muito extensa as equipes não podem estar presentes todos os dias e, por isso, a troca de informações entre comunidade e PM é importante.

O delegado da sessão de furtos e roubos da Polícia Cívil, Fernando Maurício Jasinski, avalia que o encontro foi importante para troca de informações e para orientações aos produtores. “Ressalto mais uma vez o registro das ocorrências, para que a Polícia Civil possa, com esses dados, investigar as autorias dos crimes, pois quanto mais se notifica fica mais fácil apurar. ”, explica o delegado. Ele orienta o produtor, se tiver condições, a investir ou pouco em segurança e cita exemplos como cercas bem feitas, câmeras de segurança de boa qualidade e cães de segurança. “É importante o produtor blindar a sua propriedade, pois são áreas mais distantes e a presença do Estado é um pouco complicada. Assim, um reforço ajuda o produtor a ficar mais seguro na zona rural. ”, diz o delegado.
A FAEP possui uma cartilha de segurança para os produtores com diversas dicas que podem fazer a diferença. Ela foi elaborada pela Polícia Militar do Paraná. Para saber mais é só acessar  o link: http://www.sistemafaep.org.br/servico/cartilha-de-seguranca-rural