CTZ oferece consultoria <BR> técnica para produtores

A Empresa de Consultoria Técnica de Zootecnia JR (CTZ), do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, oferece consultoria técnica a produtores e contribui com o desenvolvimento agropecuário paranaense, além de propiciar aos estudantes a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Os alunos do curso conversaram com a diretoria do Sindicato Rural e produtores para mostrar como funciona a empresa e oferecer serviços. A diretora de marketing da CTZ e acadêmica do curso de Zootecnia, Fernanda Rubia Lima, explica que a empresa júnior nasceu para atender os produtores da região com preços acessíveis e, ao mesmo tempo, para difundir tecnologia e ajudar a melhorar os índices de produção. “A empresa surgiu para agregar conhecimento e colocar os alunos dentro de um possível mercado de trabalho com a supervisão dos professores do curso. Somos uma empresa completamente ativa como as demais e atuamos principalmente com os pequenos e médios produtores com assistência técnica e assessoria. ”, descreve Fernanda.

CASE - Um projeto de sucesso, segundo Fernanda, foi a assistência técnica na área de piscicultura no município de Teixeira Soares (PR), com o piscicultor Marco Aurélio Fonseca Santos. “A partir desta consultoria é que a empresa conseguiu estrutura financeira, técnica e de recursos humanos. Esse trabalho foi finalizado e obteve resultados positivos tanto que o produtor nos comunicou que irá aumentar a área para fazermos um novo contrato de consultoria para o futuro. Assim, com este trabalho estão surgindo novas consultorias em diversas áreas. ”, revela. A empresa atua em muitos ramos da produção animal, entre eles, piscicultura, suinocultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, caprinocultura. “Além disso, atuamos no desenvolvimento de pastagens, nutrição animal, genética. Enfim, tudo o que envolve a produção animal. Também podemos atuar na organização burocrática da propriedade, caso o produtor precise. ”, enumera Fernanda. Apesar de a empresa pagar impostos e demais obrigações, a diferença, segundo ela, é que todo o trabalho é desenvolvido em prol do conhecimento. “Assim o nosso preço é acessível, respeitamos as questões burocráticas e fazemos uma concorrência legal. ”, explica a diretora. VISÃO - O piscicultor Marco Santos explica que procurou o departamento de Zootecnia para iniciar a piscicultura de maneira correta em sua propriedade. “Procurei o departamento e indicaram o CTZ e, através da empresa, desenvolvemos um projeto de piscicultura com todas etapas em minha propriedade. O contato foi feito no final de 2015 e durante todo o ano de 2016 fui acompanhado mês a mês pelos acadêmicos, portanto, me ajudaram na formação do tanque, na compra de alevinos, no trato e manejo correto. ”, explica o empreendedor rural. Ele acredita que a parceria foi válida e que deve repetir na ampliação da atividade para os próximos anos. “A experiência é validada e recomendo. Precisamos só acertar alguns detalhes, como a visita dos acadêmicos nos períodos das férias do ano letivo, que precisam ser organizadas. Mas a experiência como um todo é positiva, pois eles acompanharam desde o lançamento dos alevinos no tanque até o esgotamento para colhermos a safra. Eles fizeram o abate de alguns animais, pesaram e pudemos comprovar que a atividade é lucrativa e o dinheiro pode ajudar no pagamento do ITR, dos funcionários e outras despesas. ”, revela o piscicultor. SERVIÇO - O contato da empresa pode ser feito pela UEPG pelo departamento de Zootecnia, no Facebook: https://www.facebook.com/ctzuepg/ - Fones (42) 9809-1467 (42) 9164-6696 - Centro Empresarial Júnior (Centro de Convivência), sala 6. Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748, Uvaranas - Ponta Grossa.