Realizado nos Campos Gerais o 1º Dia de Campo Digital

O Dia de Campo Digital é reflexo da união entre tradição e inovação.

O uso da internet no agronegócio vem crescendo ano a ano e aproximando produtores das novas tecnologias e discussões do setor. Pensando nesta ferramenta poderosa de difusão de conhecimento, a Sementes Mutuca realizou seu 1º Dia de Campo Digital. Com esta plataforma, uniu conhecimento, tecnologia e experiência e os colocou à disposição de seus clientes e demais produtores. Em alguns lugares a chegada da nova geração gera conflitos, porém, na Semente Mutuca isso não ocorreu. As três gerações, o fundador da Sementes Mutuca, José Bento A. Germano, o diretor geral, Ely de A. Germano Neto e os conselheiros da direção, José Bento e Pauline C. Germano, trabalham em harmonia e mostram que a sucessão familiar quando bem planejada gera frutos. O integrante do conselho diretor, José Bento Calvalcanti Germano, explica que a ideia nasceu com um dos colaboradores da empresa e a proposta logo foi aceita. “A ideia surgiu do nosso amigo e diretor comercial Antonio Carlos Bentin Montes de Lacerda. Após a realização de cursos, muito estudo e pesquisa, o Bentin nos ajudou a formar, dentro da Sementes Mutuca, um departamento de Marketing Digital. O setor é responsável pelo desenvolvimento de mercado na web, assim como a captação de novos clientes, para que possam ser encaminhados ao Departamento Comercial e fidelizados. ”, relata Bento. Segundo ele, o Dia de Campo Digital surgiu, portanto, como uma das ferramentas para que essa fidelização pudesse ser concretizada. "A ideia é compartilhar conteúdo relevante, educativo e instrutivo ao produtor, mostrando um pouco da estratégia de funcionamento da empresa e os ensaios que estamos realizando, mas com a praticidade e simplicidade de fazê-lo de sua casa ou até do celular. ”, relata o conselheiro. O neto Zé Bento relata que quando chegou com a novidade para seu pai e avô, ambos ficaram entusiasmados com a proposta. “Eles ficaram muito entusiasmados! Como a inovação depende 100% da tecnologia e canais web tais como redes sociais, YouTube, WhatsApp, o que não é muito a ‘praia’ deles, ficaram sempre muito animados com a possibilidade de atingir um número tão expressivo de pessoas, com tal qualidade e baixo custo de execução. ”, descreve empolgado. PARTICIPAÇÃO - O conselheiro diz que a participação foi expressiva e superou as expectativas de todos os envolvidos. “Muito melhor do que esperávamos! Na semana em que foi lançado, nosso número de acessos na página aumentou 266%. Com a página do Facebook e YouTube também tivemos um incremento bem significativo no número de seguidores e visualizações. ”, avalia Zé Bento. Ele salienta que a página continua online para aqueles que não tiveram ainda a oportunidade de visitá-la. "Não temos ainda uma previsão de até quando ela permanecerá ativa, mas disponibilizaremos os vídeos em nosso Blog mesmo após desativá-la. ”, diz o conselheiro. Segundo ele, desde antes do lançamento, a aceitação pelos clientes foi muito boa. "Muitos clientes ficaram curiosos em relação à inovação e queriam saber a fundo como funcionaria. Após o lançamento não foi diferente. Divulgamos através de diversos canais para clientes, amigos e contatos. A resposta de todos foi muito interessante. Ainda estamos para enviar aos participantes uma pesquisa de satisfação para que possamos desenvolver melhor as próximas edições do evento. ”, revela. INOVAÇÃO - A Sementes Mutuca revela que além desta inovação, há muitas outras que estão por vir. “Este evento marca uma importante fase na vida da empresa e do Agronegócio. As gerações que estão entrando agora e se preparando para gerir as empresas de amanhã vêm com muito empenho e fôlego para enfrentar os desafios recorrentes de uma maneira diferente. ”, relata Zé Bento. Ele acredita que usar a tecnologia a seu favor, as novas gerações têm a possibilidade de ir um pouco além daqueles que não puderam trabalhar essa ferramenta com tanta facilidade. "É importante inovar e descobrir como fazer coisas diferentes, ou até as mesmas coisas - mas de uma maneira nova e fantástica! ”, conceitua Zé Bento. Segundo ele, a unidade, o diálogo e a compreensão entre as gerações da empresa é que trouxe o sucesso. "O Dia de Campo Digital foi o puro reflexo da união entre tradição e inovação. A experiência de campo e mercado dos “sábios", unida à facilidade de manuseio da internet e tecnologia dos mais “recentes" fez (e ainda vai fazer muito) do agro uma indústria ainda mais moderna, prática e funcional. ”, destaca Zé Bento.

As três gerações, o fundador da Sementes Mutuca, José Bento A (centro). Germano, o diretor geral, Ely de A. Germano Neto (direita) e o conselheiro da direção, José Bento, trabalham em harmonia e mostram que a sucessão familiar quando bem planejada gera frutos.