Na estrada desde o início de julho, a Expedição Avicultura 2017 já percorreu mais de 7 mil quilômetros por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nos três estados, cooperativas e agroindústrias estão otimistas com a recuperação do setor. Segundo dados do projeto, o setor sustenta potencial de crescimento de 4,6% nas exportações e 1,55% na produção em 2017.
Até a conclusão dos roteiros de campo, em agosto, a equipe ainda vai visitar outros três destaques em produção e exportação de carne de frango no país: São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Juntos, os seis estados respondem por 84% dos abates e 93% dos embarques nacionais da proteína, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2016. O objetivo do projeto é traçar um novo diagnóstico da cadeia da avicultura no país, destacando não só sua importância produtiva para o agronegócio, como também seu papel econômico e social, no campo e na cidade. O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo