Diversificar atividades no turismo rural melhora renda

O Turismo Rural, quando oferece diversas atividades, pode ser

uma fonte de renda durante o ano todo.

Que o Turismo Rural é  mais uma fonte de renda na propriedade muitos produtores sabem, porém, isso, por si só, não é garantia de sucesso. O produtor também deve ficar atento às oportunidades e diversificar suas opções de turismo durante o ano. Um exemplo de sucesso é a diversificação que a Chácara Sozim oferece ao longo do ano para seus turistas. Lá o visitante tem à disposição um pesque-pague, lanchonete, restaurante, café colonial, colheita de fruta no pé, como é o caso de poncã e da uva. Além disso, quem gosta de bicicleta pode aproveitar uma trilha dentro da propriedade para curtir um pedal e, no final do trajeto, ter um lanche delicioso e saudável.  Com todos esses ingredientes, a propriedade foi palco da 2ª Etapa de PGR-MTB, promovido pela Liga de Ciclismo dos Campos Gerais. O evento foi realizado na primeira semana de julho e contou com mais de 170 atletas de diversas idades que, além de praticarem o esporte, aproveitaram o domingo para confraternizar com a família e amigos passando um dia no campo. O presidente da Liga de Ciclismo dos Campos Gerais, Jomar Trentin (Dunga), explica que, antes da prova principal, a Liga promoveu MTM Kids para incentivar o esporte às crianças. “Esta atividade foi feita para as crianças e contou com brincadeiras recreativas, passeios pelas trilhas e algumas competições, mas de forma mais lúdica. O objetivo é incentivar a prática do ciclismo MTB, promover o desenvolvimento de habilidades motoras e possibilitar a iniciação e a prática do ciclismo em trilhas.”, revela o presidente.
Em relação à competição, ele explica que decidiram realizar o evento pela segunda vez na propriedade porque já conheciam a infraestrutura e as trilhas que ela oferece. “É uma parceria da Liga com o Turismo Rural nos Campos Gerais, pois dependemos desta atividade para praticar nosso esporte, entre elas o ciclo turismo e competições de montainbike. Um dos exemplos é a nossa parceria com a Chácara Sozim que possui belas paisagens e uma infraestrutura que pode receber os competidores, seus amigos e familiares. Portanto, aqui é um casamento perfeito para quem gosta de pedalar, aproveitar a tarde com a família e cuidar da saúde. ”, destaca o presidente. Segundo ele, a Liga espera fazer outras parceiras com produtores para que, juntos, possam desfrutar das vantagens que o Turismo Rural oferece tanto para o turista como para o produtor.

Diversificamos as atividades da propriedade  com o Turismo Rural. Há 17 anos iniciamos
com o pesque-pague, depois disso montamos um pequeno restaurante e recentemente montamos um Café Colonial." O produtor rural de Ponta Grossa, Sérgio Sozim.

RENDA - O produtor rural de Ponta Grossa, Sérgio Sozim, tem em sua propriedade de 18 alqueires, além da produção de grãos e frutos, o turismo rural como uma fonte de renda. “Temos uma pequena propriedade e precisamos diversificar as atividades. Não podemos nos restringir somente ao cultivo de soja, milho, feijão ou somente à uva, que é uma cultura bem mais rentável. Desta forma, diversificamos com o Turismo Rural. Há 17 anos iniciamos com o pesque-pague, depois disso montamos um pequeno restaurante e, recentemente, montamos um Café Colonial. Somando toda essa estrutura, firmamos uma parceria com a Liga e já é o segundo ano que eles realizam a competição na propriedade.”, revela Sérgio. Ele fala que a parceria traz rendimento para a propriedade pois o turista aproveita a visita e leva suco de uva, vinho, compotas, doces, outras frutas e desta forma não ficam refém de uma só atividade na chácara. Sozim revela que hoje o turismo corresponde a mais de 50% de seu faturamento na propriedade. “Hoje mais de 50% vem do turismo rural. É uma atividade que você tem todos os meses. No verão temos a colheita da uva e outras frutas que também oferecemos. Agora no inverno agregamos a competição e o cicloturismo como mais uma fonte de receita. Portanto, a busca destes itens faz com que a propriedade seja bastante viável e tenha renda durante o ano todo.”, observa.

Veja o vídeo da visita da Revista Mais Rural na Chácara Sozim e conheça um pouco mais sobre Turismo Rural.