Assembleia empossa nova diretoria da FAEP para o triênio 2018/21

Uma Assembleia Geral do Conselho de Representantes, com a presença de presidentes de sindicatos e lideranças rurais de todo o Estado, empossou, em março, a nova diretoria da FAEP (veja os nomes em box). A cerimônia ocorreu na sede da instituição, em Curitiba, seguida de uma programação intensa de trabalho. Uma das atividades foi a assinatura, pelo governador Beto Richa, do Projeto de Lei do Marco Regulatório do Biogás, que será encaminhado para votação na Assembleia Legislativa. Na pauta esteve também uma nova portaria para a piscicultura e o detalhamento, por técnicos da casa, de questões relacionadas à contribuição sindical, às leis e normas ambientais, além de um esclarecimento sobre as sugestões apresentadas ao Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2018/19.
Reeleito no dia 29 de janeiro, o presidente Ágide Meneguette foi reconduzido ao cargo e segue à frente da entidade no próximo triênio (2018/21). Em seu discurso, ele agradeceu o voto de confiança dos produtores rurais e aproveitou para reassumir seu compromisso de liderar o enfretamento dos desafios que se apresentam diariamente aos produtores rurais. Ele destacou as dificuldades que o setor ainda terá pela frente este ano, como as propostas de reforma, principalmente a Reforma da Previdência, que ficarão para o próximo governo. Além de eleições, que praticamente paralisam o Congresso e Assembleia, lembrou Meneguette, haverá Copa do Mundo. “Apesar dos pesares, os produtores rurais não se regram pelo calendário político nem futebolístico: tem que plantar e colher.”
O presidente lembrou também os problemas climáticos e as consequências das chuvas que atrasaram a colheita da safra de verão e postergam o plantio da temporada de inverno, fatores que podem impactar negativamente nos resultados. Porém, num tom de esperança, ele reforçou a importância do setor. “As adversidades muitas vezes são a mãe de novas oportunidades. Não podemos esquecer que a agropecuária é a base da economia dos nossos municípios. Todos os demais setores, indústria, comércio e serviços, dependem direta ou indiretamente dos produtores rurais. Essa é a importância que temos que comprovar nas nossas comunidades”, afirmou. Meneguette também lembrou alguns fatos marcantes que tiveram a participação da FAEP para que os produtores rurais não fossem prejudicados, como a discussão do Código Florestal no Congresso Nacional e a elaboração da legislação ambiental no Paraná. Entre os novos integrantes da diretoria está o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto. Segundo ele é uma honra participar da diretoria e fazer história com um entidade que defende muito bem o produtor rural. “Ficamos muito feliz com o convite e colocamos o nosso nome a disposição para que juntos possamos fazer a voz e vez do produtor rural em suas causas que a FAEP tão bem defende.”, revela Ribas.

DIRETORIA, SUPLENTES, CONSELHO E DELEGADOS REPRESENTANTES TRIÊNIO 2018-2021

Presidente: Ágide Meneguette