Gafanhotos: nuvem se desloca mais uma vez e chega a 17 km do Uruguai

July 22, 2020

A nuvem de gafanhotos que desde junho circula pela área do território argentino próxima à fronteira do Rio Grande do Sul teria chegado nesta quarta-feira, 22, a 17 quilômetros da fronteira com o Uruguai.

Segundo informações repassadas nesta terça-feira, 21, ao Sindag pelas Confederações Rurais Argentinas (CRA), a nuvem foi localizada no interior do município de Federación, que fica na beira do Rio Uruguai, na divisa entre os dois países.

A expectativa nesta quinta-feira é que a nuvem vá em rumo ao país vizinho. A previsão do tempo na região é de um dia um pouco mais ameno, com possível instabilidade e com vento soprando na direção norte e noroeste.

A mesmo tempo, o Senasa informou que a segunda nuvem de gafanhotos, no norte do país, deslocou-se nessa também nesta quarta da província de Formosa para o departamento de General Güemes, na província do Chaco.

Os insetos haviam entrado na Argentina na terça feira, 20, a partir do Paraguai. Segundo o Senasa, essa segunda nuvem teria cerca de 20 quilômetros quadrados e segue rumo sudeste. Ela está fazendo caminho parecido com o que, em maio, havia feito nuvem que hoje está na fronteira com o Uruguai.