Massa de ar frio: Temperaturas caem mais no Centro-Sul do país e RS e SC têm nova previsão de geadas

Após a passagem de uma frente fria que já derrubou as temperaturas no Centro-Sul do Brasil, as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam agora que uma massa de ar frio avança para a região, com previsão de mais queda na temperatura nas próximas 24 horas.

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, a frente se deslocou para o oceano, mantendo previsão de chuvas apenas para a região leste do Sudeste do Brasil. O modelo Cosmo indica chuvas para áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Já em Minas Gerais, podem acontecer chuvas pontuais apenas para o leste do estado.

"A região metropolitana do Rio de Janeiro também pode ter momentos de chuva moderada a forte nesta quinta-feira. Não há tanto a preocupação com temporais com raios, mas principalmente com a chuva moderada e constante, que se prolongada por várias horas", destaca a Climatempo.

Na manhã desta quinta-feira (30) foram registradas mínimas de 8 graus para o sul de Minas Gerais, com tendência de queda de pelo menos mais cinco graus na próxima madrugada. Mesmo com as quedas, Andrea reforça que não há previsão de geadas para a região do café nos próximos dias. "Apesar do declínio nas temperaturas, a massa de ar frio chega com menos intensidade na região", destaca a meteorologista.

O modelo de previsão de temperatura do Inmet, indica que em São Paulo as temperaturas devem ficar entre 14 e 16 graus em todo o estado.  No Rio de Janeiro e Espírito Santo, os termômetros não devem ultrapassar os 22 graus nas próximas 24 horas.

Ainda falando no Centro-Sul do Brasil, as temperaturas já são mais baixas em áreas do Centro-Oeste. Segundo Andrea Ramos, as quedas mais expressivas devem ser registradas no Mato Grosso do Sul, que registrou mínima de 12 graus na manhã desta quinta-feira (30).