Saiba as tendências e desafios do agronegócio para próxima década

August 12, 2020

Qual será a tendência para o agronegócio paras os próximos dez anos? Esse foi o tema no Dia de Campo Seguro.

Antes de mais nada, o agronegócio, por si só, já é um desafio para o produtor, pois se trata de uma indústria a céu aberto. Contudo, algumas ferramentas podem ajudar a superar as diversidades no negócio.

O evento foi realizado nesta terça-feira,11, em Araraquara, interior de São Paulo. No entanto, a palestra também foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do Projeto Família Nação Agro.

O palestrante escolhido para falar sobre os desafios e tendências do agronegócio foi José Luiz Coelho, agrônomo de formação, mestre em engenharia agrícola. No currículo já foi pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e trabalhou durante anos na iniciativa privada na área de mecanização agrícola. Atualmente é consultor do Grupo Markestrat.

Preservação ambiental agrega valor ao produto

Coelho destacou os 66% do território nacional preservados e boa parte dentro das propriedades rurais como um dos elementos de valorização do agronegócio.

Diversificação é a tendência

O consultor apontou a diversificação das atividades na propriedade rural como uma tendência de modelo de produção. “Grandes áreas ocupadas com cana, café, laranja ou pecuária, também podem ter outra atividade em consórcio ou parceria, como o turismo rural ou cultural, por exemplo.”

Assim também, diversificar as culturas no plantio, pode ser uma alternativa para não ficar na dependência somente das grandes indústrias.

“Ele [produtor] fica muito na mão da indústria. Contudo, do ponto de vista estratégico, ele tem que ver nichos de mercado para que ele possa ter mais liberdade e não depender só da indústria”.

Por fim, assista a apresentação completa do Dia de Campo Seguro.