Temperaturas acima de 40ºC e baixa umidade deixam Centro-Oeste em alerta nesta 6ª

 

 

A forte massa de ar seco continuará predominante no Centro-Oeste e Sudeste no final e a baixa umidade e o calor intenso deixam o Brasil Central em estado de alerta nas próximas 24 horas. As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a temperatura máxima no Mato Grosso pode ultrapassar os 40 graus nesta sexta-feira (28). 

"A massa de ar seco segue forte no Centro Oeste e Sudeste. Até temos alguns sistemas se formando no extremo norte do país, mas sem condições de avançar para o Centro-Oeste", comenta Heráclio Alves, meteorologista do Inmet. Vale lembrar que o produtor do Mato Grosso está há menos de um mês do fim do vazio sanitário para início do plantio da soja e os modelos ainda não indicam o retorno da estação chuvosa para a região. 

O Inmet emitiu alerta vermelho para áreas do Mato Grosso válido para essa sexta-feira (28). " Umidade relativa do ar abaixo de 12%. Grande risco de incêndios florestais e à saúde", destacou o Instituto. 

De acordo com dados meteorológicos registrados nas estações do Inmet, há pelo menos 90 dias não chove no Centro-Oeste. Segundo os mapas do Inemt, apenas o extremo sul do Mato Grosso do Sul registrou chuvas mais volumosas, com acumulados de até 250 mm nos últimos três meses.

As temperaturas também continuarão elevadas em Goiás e no Mato Grosso do Sul, sendo as máximas previstas acima dos 36ºC. Os modelos de previsão de temperatura do Inmet indicam no Sudeste, as temperaturas devem ficar entre 30 e 32 graus em São Paulo e Minas Gerais. Para o Rio de Janeiro e Espírito Santo são esperadas temperaturas entre 26 e 28 graus. 

"A temperatura segue em elevação com manhãs e noites mais agradáveis e temperatura chega em torno dos 30ºC à tarde em todo o estado de São Paulo", destacou a Climatempo em sua previsão. As temperaturas também continuarão mais elevadas no sul do Brasil. Segundo o Inmet, para os três estados são esperadas temperaturas entre 22 e 28 graus.   

O modelo Cosmo do Inmet continua indicando chuvas para o Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. Uma frente fria em atuação no local aumenta as condições de chuvas para o estado e o modelo aponta chuvas entre 20 e 30 mm para o Centro-Sul do estado. 

"Nos próximos dias, o sistema pode avançar para Santa Catarina e Paraná, mas apenas com condições de pancadas de chuvas e de forma isolada", comenta Heráclio Alves. Após a passagem desse sistema, o Cosmo indica que apenas o extremo sul do Rio Grande continuará com condições de chuvas. 

 

Please reload

Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square

© 2023 por Sindicato Rural de Ponta Grossa