top of page

A participação da MULHER dentro e fora da porteira

09 de março de 2023



No mês da mulher destacamos alguns pontos do artigo: União feminina a favor do campo, por Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR publicado pela revista D´Ponta.


O artigo destaca a participação das mulheres dentro e fora da porteira, participação incontestável das mulheres nos últimos anos que vem ganhando espaços e demonstrando a competência feminina para atuar em diversos segmentos do setor agropecuário.


São quase 1 milhão de mulheres comandando propriedades rurais no Brasil, sendo 104 mil na região Sul, dados do Censo Agropecuário 2017. Pesquisa mostra que, a cada dez lideranças no campo pelo menos duas são mulheres. Segundo Meneguette como os dados são de seis anos atrás podemos apostar num crescimento desses números.


No Paraná o movimento ganhou força em 2021, identificado pela FAEP a necessidade de promover um espaço específico para impulsionar a presença das mulheres no setor agropecuário, foi criado a Comissão Estadual de Mulheres FAEP (CEMF).


Nos eventos promovidos pela FAEP, esse cenário feminino já é uma realidade irrefutável .


A Comissão Estadual de Mulheres da FAEP tem objetivos locais, como a criação de grupos femininos nos sindicatos rurais do Paraná. Desde a criação já foram formadas 50 comissões locais, somadas 1,7 mil mulheres engajadas o sistema sindical.

Em 2023, as coordenadoras da Comissão Estadual vão acompanhar de perto as comissões locais já consolidadas, também incentivar a criação de novos grupos. Participação em eventos técnicos e feiras estão na lista de ações.


Bem como, as capacitações técnicas estão no radar das mulheres do agro. O trabalho já desenvolvido pela Comissão Estadual de Mulheres FAEP foi citado pela revista Forbes na lista “50 Grupos de Mulheres do Agro do Brasil”.


Meneguette afirma que essas conquistas e iniciativas inspiradoras por partes destas mulheres do campo, é a virada de chave que a agropecuária precisa para se tornar ainda mais competitiva e robusta.


Fonte: D'Ponta

Por : Sindicato Rural de Ponta Grossa




28 visualizações

Σχόλια


bottom of page