AgRural: Com safra tardia, colheita de soja ainda não chega a 1% da área no Brasil

A segunda quinzena de janeiro já começou, mas a colheita da safra 2020/21 de soja ainda é tímida no Brasil, devido ao atraso no plantio. Levantamento da AgRural mostra que, até quinta-feira (14), apenas 0,4% da área cultivada no país estava colhida, contra 1,8% um ano atrás. Quem lidera é Santa Catarina, que tem área relativamente pequena e plantou algumas lavouras antes da data usual, seguida por Mato Grosso.

Pontos com pouca umidade De um modo geral, as chuvas e as temperaturas têm favorecido o desenvolvimento da safra agora em janeiro. Mas há queixas de pouca umidade, devido à irregularidade das precipitações, em pontos do Rio Grande do Sul, Maranhão, Tocantins, Bahia e norte e leste de Mato Grosso. As previsões de chuva para a segunda quinzena de janeiro, contudo, é boa para a maioria dessas áreas.

Em dezembro, a AgRural estimou a produção de soja do Brasil em 131,7 milhões de toneladas. O número está sendo revisado para clientes nesta semana.

Começo da colheita confirma quebra do milho verão no RS e em SC A área cultivada com milho verão na temporada 2020/21 estava 3,4% colhida no Centro-Sul do Brasil até quinta-feira (14), contra 2,4% uma semana antes e 2,5% no mesmo período do ano passado. Os trabalhos seguem restritos ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e os primeiros reportes de produtividade confirmam a quebra de safra nos dois estados.


https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/soja/278036-agrural-com-safra-tardia-colheita-de-soja-ainda-nao-chega-a-1-da-area-no-brasil.html#.YAV--lVKi1s