Como tudo começou!
Participar em feiras e eventos, principalmente no segmento agrícola é uma das
melhores oportunidades de estar presente e mostrar os produtos da marca para os seus clientes, e
também formar uma carteira nova e diferenciada do dia a dia.
Em Ponta Grossa, foi realizado o primeiro evento agropecuário, conhecido como Efapi no ano de
1969,o Prefeito Ciro Martins representava o Município de Ponta Grossa , já com uma visão
empreendedora, atrelado a nossa economia agropecuarista, o mesmo foi mentor da EFAPI –
Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial.
Algumas edições por força maiores, não vieram acontecer, justificando um evento ainda maior.
Adilson Berger (in memorian) no ano de 1995, recebeu o convite para assumir a Sociedade Rural
dos Campos Gerais, aceitando o espaço nos fundos do Centro de Eventos, denominado Centro
Agropecuário Municipal (CAM), área aberta sem estruturas, com muito por fazer, engajado com o
desafio e com bastante comprometimento, buscou na Capital do Estado, parcerias para aquisição de
mangueiras e outras estruturas pertinentes ao espaço. Outras personalidades contribuíram
incansavelmente para a existência do Centro Agropecuário Municipal como Paulo Cunha
Nascimento (in memorian), Jocelito Canto e Pedro Wosgrau Filho.
Atualmente com outra aparência o Centro Agropecuário Municipal, conta com rebuscada estrutura
predial, além da pavimentação asfáltica em toda sua área adjacente, com prédio moderno,
inspirado em uma arquitetura invejável e diferenciada no Estado do Paraná .
Pedro Wosgrau Filho somou com o então Presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais em
2008 Senhor Adilson Berger (in memorian), perpetuam até então a referencia da EFAPI, sendo
realizada na semana de aniversário da cidade, proporcionando interação social para a comunidade,
fomentando a economia através de negócios priorizando a agricultura e a pecuária, fortalecendo o
turismo regional, além do respeito à memória de personalidades que deixaram enquanto cidadão sua
marca na idealização da Efapi, refletindo na Princesa dos Campos. O atual presidente Roberto
Cunha Nascimento formou parcerias com a Secretária Municipal de Agricultura e Pecuária e com o
Sindicato Rural de Ponta Grossa ambas instituições lideradas pelo gestor e administrador rural
(latifundiário) e Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária Gustavo Ribas Netto. Nesta última
edição, o sucesso deve-se pelo comprometimento dos expositores do setor do agronegócio e
instituições públicas e privadas, que impulsionaram o desenvolvimento econômico na região dos
campos gerais.
Os produtores da região, assim como a indústria e o comércio
dessa área, expõem seus produtos e maquinários em estandes montados em função da Feira.
Os produtos da John Deere Store são levados cuidadosamente para essa feira e promovem desconto
de até 25% para agradar o público consumidor.
As vendas nas feiras aumentam a cada ano, fazendo com que a
marca John Deere seja divulgada de forma a inibir concorrentes que não possuem esse diferencial
que é o merchandise. Em 2009 a John Deere Store teve 109,60 % aumento nas vendas, em 2010 um
crescimento surpreendente 174,06% . A feira que geralmente é realizada no mês de Setembro, onde
é comemorado o aniversário de Ponta grossa, foi antecipada em 2013 para junho, isso fez com que
as vendas decaíssem devido à falta do feriado, assim como o local em que o estande da John Deere
ficou exposto, longe do acesso principal a feira como foi nos anos anteriores. Portanto a queda nas
vendas foi de 7,43% com referência ao ano anterior. Já no ano de 2014, com grandes expectativas
estava o stand repleto de souvenirs e confiante no comércio pós evento, acreditando e apostando no merchandising.
Outras empresas como Iveco, diga-se de passagem que usaram recursos humanos
para atrair o consumidor, Valtra, Nissan, Mitsubisch, Hyundai, Frysia, Nutricol, Ambev (realizando
cadastros para vagas disponíveis), Criativa, Viveiro Porto Amazonas (chamou atenção do público
com o colorido das plantas e também por estar em local privilegiado), Raças bovinas como:
Charolês, canchim, caracu, purunã, cavalos crioulos, quarto de milha, frissian Black, pôneis, ovinos
de várias raças, ( Isaltino representando a UEPG com ovinos), Tratores LS, Selaria Pelissari,
empresas do Estado do Rio Grande do Sul com apetrechos rurais como botas, chapéus, sela, pelegos
e moda country, com estilo arrojado e próprio da lida campesina, móveis rústicos próprios para casa
de campo, empresas no ramo de piscinas e viveiros ornamentando com tons coloridos e condizentes
com o ambiente da feira, a Feira de Sabores, conduzida por técnicos da Emater com 44 produtores
da agroindústria familiar, diversos quiosques com fast food, outros com gêneros alimentícios
aguçando o apetite dos visitantes, estiveram presentes o Toto do restaurante que serve o clube
Guarani e o Mikules com a extensão Lagondola ambos para atender os dois perfis do público
efapiano, a Sind lojas com vestuários para a classe popular, o Parque de Diversões que animou a
criançada, a Tv. E – Paraná Rádio e Televisão Educativa, alegrando o ambiente e propagando o
comércio interior da efapi.Espaço Cultural CCR Rodonorte Violeiro Silvestre, entre outros shows
animando os gêneros estilos raízes, a RPC TV com um alt door fotografando as pessoas com o
intuito de parabenizar a cidade por seus 191 anos, a COINATEC com vários assuntos abordados
em palestras e o Senar atuando junto com o público de produtores da agricultura familiar, assistidos
pelo departamento de agricultura da SMAP sob o comando do Senhor Pedro Luís Droppa . No
Sábado a abertura oficial estiveram presentes o Prefeito Marcelo Rangel, Sandro Alex Deputado
Federal, Roberto Cunha Nascimento Presidente da Sociedade Rural, Plauto Miró Deputado
Estadual, Edilson Gorte Administrador Rural e Coordenador de Eventos da Sociedade Rural,
Gustavo Ribas Netto Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária e Presidente do Sindicato
Rural de Ponta Grossa, Cel. Czerwonka presta homenagem ao ilustre Adilson Berger in memorian
onde foi relatado uma síntese da vida de Adilson em seguida entregue a seu neto Miguel
Simionato, uma placa simbolizando o reconhecimento como amigo da cavalaria, Cel. Czerwonka
com um gesto sublime de amizade e reconhecimento solicita aos amigos em comum Senhor Eros
Spartallis e Pedrinho (dessa forma que o finado Adilson se referia a ele) que completem a entrega
da simbologia, tendo em vista que Pedrinho era amigo confidencial do finado Adilson e Eros
comungava com Adilson a paixão por equinos...
A feira constou com leilões de gado geral, cavalos e ovinos, além de voos panorâmicos que
abrilhantou o evento. Os cães pastoreios foram o foco da atenção do evento, além das rainhas e
princesas tanto da Efapi como da Munchen distribuíam sorrisos e simpatias ao público presente. O
cheiro e temperos da queima do alho, ficaram na memória de quem teve o prazer na degustação dos
pratos elaborados, por amantes da gastronomia rural, “O concurso Queima do alho”, nasceu em
Barretos Capital dos Rodeios e outras cidades inclusive Ponta Grossa aderiu e implantou na Efapi,
esse evento tem como objetivo interação social arraigado com a cultura, modos e costumes do
homem do campo.
A Secretaria de Agricultura e Pecuária esteve presente no evento em diversas atividades, tais como:
coordenação do evento, alimentação (tikets), segurança, infraestrutura, limpeza, mobilização dos
produtores das áreas rurais para as palestras, pulverização dos automóveis em geral, transportes de
resíduos orgânicos, transportes de serragem nas mangueiras, distribuição 10.000 mil mudas de
hortaliças, veterinários com atribuição pecuaristas, divulgação dos programas, ornamentações no
stand da secretaria e da entrada da feira de sabores, ornamentação das mesas dos produtores da feira
de sabores, estiveram atuantes a guarda municipal,autarquia municipal de transito, a policia
montada, a policia civil, policia militar e segurança privada ou seja tudo transcorreu da melhor
forma possível no quesito “segurança”. Minhas atividades tiveram inicio no dia 9 ao dia 15 de
setembro, sendo dias 9, 10, 11, 12 e 13 expediente das 8:30 às 21:30 horas e dias 14 e 15 das 9:00
às 19:30 horas.
CONCLUSÃO
Com o aumento da competitividade, a consequente customização dos produtos e a mudança de
comportamento do consumidor, que se tornou “empoderado”, como muitos estudiosos denominam,
as organizações precisaram criar novas formas para se comunicar. Não basta mais uma publicidade,
ressaltar as características dos produtos ou tentar se diferenciar pelo preço. Os consumidores
precisam conhecer a marca, acreditar nela e, sobretudo, vivenciá-la. Eles querem emoções, novas
experiências, lembranças inesquecíveis. É necessário que ele se convença de que o discurso
pregado pela empresa representa aquilo que ela é de fato, que não se difere de suas ações.
Por este motivo, os eventos estão sendo cada vez mais utilizados pelas organizações, de diferentes
portes e segmentos, como uma das ferramentas mais eficazes para fortalecer suas marcas. Quando
a empresa se comunica com o público através de um evento, a comunicação é mais direta,
imediata, não há margem para interpretações equivocadas. Através desse meio, é possível
transmitir sua essência, seus valores e sua visão. Mas, sobretudo, a empresa consegue oferecer uma
experiência diferenciada para seus stakeholderes, a qual poderá ser lembrada para sempre.
Entretanto, um evento é um terreno fértil para incidentes , nenhum evento se fecha com 100 % .
Mas podemos nos dar por contentes e sabemos que de uma forma ou de outra muitas pessoas,
familiar e/ou público em geral puderam passar por “um dia diferente” no Centro Agropecuário
Municipal.